ENEM, perguntado por layslyandra182, 1 ano atrás

"Chegamos à terra dos Ciclopes, homens soberbos e semleis, que, confiando nos deuses imortais, não plantam nemlavram; entre os quais tudo nasce, sem que a terra tenharecebido semente nem cultura [...] Não têm assembléiasque julguem ou deliberem, nem leis [...] e cada um dita alei a seus filhos e mulheres, sem se preocuparem uns comos outros."(Homero. Odisséia)O texto elaborado na Grécia antiga observava na existência daqueles Ciclopes estranhos(A) uma sofisticação de costumes e de comportamentosainda não conspurcados pela vida da Polis.(B) uma indiferença para com a religião politeísta e umaextrema afabilidade nas relações familiares.(C) a proeminência de um individualismo guerreiro e umdescompromisso para com as ações coletivas.(D) uma ausência de regras comuns de convivência ede um espaço coletivo de deliberação política.(E) uma possibilidade de expansão da democracia e deinstalação de colônias fora da Grécia.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
8

Letra d.

O texto acima apresenta a grande insatisfação do autor diante de uma nova realidade estabelecida na comunidade e sociedade em questão. Nota-se que valores que anteriormente eram altamente cultivados passam, aos poucos, a perderem significado.

Assim, a ausência de leis, bem como a ausência de elementos relacionados com leis anteriores de fato representam revolta e não aceitação para aqueles que pregavam comportamentos passados.

Perguntas interessantes