ENEM, perguntado por annieknishida8484, 2 meses atrás

Chegada ao Rio de Janeiro Acordo sentindo um cheiro de óleo e fumaça. Observo no GPS e vejo que estamos a 26 milhas da entrada da baía de Guanabara. Concluo então que estamos nos aproximando da civilização e da poluição. No horizonte, o clarão da grande cidade revela aos poucos seus contornos, à frente alguns barcos de pesca nos fazem prestar atenção redobrada em nosso rumo. A lua surge minguante e bela refletida num mar de calmaria. Amanheceu, passamos velejando em frente a uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana. O Paratii 2 foi navegando suavemente em direção à entrada da baía de Guanabara. Alguns barcos de pesca, lanchas e outros veleiros, ao passar perto de nós, acenavam dando as boas-vindas ao Brasil. Uma lancha nos acompanhou até a Marina da Glória, a bordo estavam pessoas muito especiais: a Marina, esposa do Amyr, com as filhas Laura, Tâmara e Marininha, assim como vários amigos e colaboradores que encheram nossos olhos de alegria e emoção, no bonito regresso ao Brasil


matheussantos86362: (A)

Soluções para a tarefa

Respondido por JustAnika000
9
Resposta:
a) aproximação da civilização

Explicação:
No primeiro parágrafo do texto já dá a resposta. Como: "Chegada ao Rio de Janeiro Acordo sentindo um cheiro de óleo e fumaça." e "Concluo então que estamos nos aproximando da civilização e da poluição."
Respondido por thaissacordeiro
3

O final do conto é sobre a A) aproximação da civilização. O navegador relata que ao desembarcar no Rio de Janeiro, conseguiu encontrar pessoas queridas.

Análise Chegada ao Rio de Janeiro

O texto Chegada ao Rio de Janeiro é de Marcos Hurodovich, narrador e personagem do conto. Na produção textual, relata sobre o retorno ao Brasil após passar um tempo embarcado no veleiro Paratii 2.

O autor descreve no início da narrativa como foi a volta ao país natal, que se deu a partir da Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro. Em seguida, informa que os tripulantes do veleiro receberam ajuda e desembarcaram na Marina da Glória.

Ao chegar no destino, Marcos e os demais tripulantes conseguiram encontrar pessoas queridas, como a própria esposa de um dos navegadores (Amyr).

Conheça outros contos literários em brainly.com.br/tarefa/51284036

Anexos:
Perguntas interessantes