ENEM, perguntado por tainafreitas6128, 11 meses atrás

Chama-se isoglossa a uma linha virtual que demarca o limite (também virtual) de formas e expressões linguísticas. As isoglossas podem delinear contrastes ou semelhanças, um exemplo: em Minas Gerais, em diferentes regiões, a mesma coisa tem denominações diferentes: um raio pode ser chamado de "relâmpago", "corisco" ou "faísca", além, é claro, da própria denominação "raio". Esse exemplo se aproxima, quanto ao emprego de formas variantes, do seguinte caso, dentre os colhidos no trabalho: SILVA, M. E. B. "Os estudos dialetológicos e o seu compromisso com o ensino. Acesso em: 19 dez. 2015: a) A palavra anta, significando "esperto" (para uma geração de faixa etária mais alta, no Rio Grande do Sul), e "tolo" (para os cariocas em geral). b) Bergamota, mexerica e tangerina são palavras que designam uma certa fruta cítrica, respectivamente, no Rio Gr

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra b.

Conforme se pode observar no texto acima, as isoglossas compreendem palavras destinadas para o tratamento de objetos e elementos. Esses elementos apresentam palavras diferenciadas, dependendo do local em que são faladas.

Logo, o meio, isto é, fatores regionais, são determinantes para a existência de tais isoglossas, haja vista que estão intimamente relacionadas com fatores culturais, mas também, podem ser relacionadas com fatores regionais.

Perguntas interessantes