CESGRANRIO 2014 - Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:
a.
Assentamento fundiário
b.
Reforma agrária
c.
Emigração estrangeira
d.
Redução das exportações
e.
Êxodo rural
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Olá, boa noite.
Alternativa E) ÊXODO RURAL.
Explicação:
Com a modernização da agricultura, isto é, comprar máquinas para o cultivo, favorece o êxodo rural, visto que a mão de obra realizada pelos trabalhadores na agricultura passam a ser trocadas por maquinas. Então ocorre o desemprego no campo, fazendo os trabalhadores que eram do campo migrarem para as cidades em busca de emprego para se sustentar.
Perguntas interessantes