Certamente docentes desse semestre estão orientando você, estudante, que cite as fontes das quais retiraram determinada informação apresentada. Essa é uma das regras no meio acadêmico. Qual o motivo para essa exigência?
As razões para se fazer citações e as normatizações em geral no meio acadêmico são apresentadas, conforme Aula 07 – Regras ABNT, de forma resumida em cada uma das alternativas a seguir.
Selecione a alternativa que NÃO representa uma razão para um autor fazer citações, segundo Casarin e Casarin (2011):
(a) Honestidade intelectual, evitando assim plágio e respeitando a ideia ou até as próprias palavras de outrem.
(b) Segurança da informação, pois quanto mais normatizada a forma de citar um autor, maior a chance de suas ideias serem preservadas sem distorções.
(c) Identificação e localização de fontes ao apresentar informações essenciais para se encontrar a obra mencionada.
(d) Reconhecimento de um saber como sendo científico, pois é necessária a publicação em veículos reconhecidos, passar pelo aval de uma comunidade científica, registrar patentes e conquistar prêmios.
(e) Comunicação e interação entre pares por meio de seminários, congressos e outros eventos em que os trabalhos são apresentados.
Soluções para a tarefa
A alternativa INCORRETA é a letra D: Reconhecimento de um saber como sendo científico, pois é necessária a publicação em veículos reconhecidos, passar pelo aval de uma comunidade científica, registrar patentes e conquistar prêmios.
Quando uma pessoa coloca as fontes sem citação, considera-se plágio, o que é caracterizado como um crime, pois todas as obras devem ser referenciadas.
As citações são usadas pelos autores com diferentes motivos, um deles é não cometer um plágio, o que prevalece a honestidade intelectual.
Além disso, as citações são usadas nas obras para trazer segurança na informação, maior credibilidade, que o autor não está usando aquele termo do "nada", que é algo comprovado e realizado por alguém.
As citações permitem a interação com os pesquisadores em seminários e eventos científicos.
Abraços!