Física, perguntado por CleivisonViera4139, 10 meses atrás

Certa vez uma criança se perdeu. Como fazia frio, decidiu procurar material para atear fogo. À medida que ia trazendo objetos para sua fogueira, observava que alguns queimavam e outros não. Começou, então, a fazer a lista abaixo, relacionando os que queimavam e os que não queimavam. Depois de algumas viagens, sua classificação continha as seguintes informações:QUEIMAM: galhos de árvore, cabos de vassoura, mastro de bandeira, lápis. NÃO QUEIMAM: rochas, cacos de vidro, pedrinhas, tijolos. A partir dessa lista, ela tentou encontrar uma regularidade que a guiasse na procura de novos materiais combustíveis, chegando à seguinte conclusão: “Todos os objetos cilíndricos queimam”. Quanto ao método científico, o procedimento e o tipo de raciocínio utilizado pela criança, em sua conclusão, são exemplos, respectivamente, de:

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
53

Ola´,

No exemplo dado, parte-se do particular, ou seja, da observação da forma de cada objeto coletado pela criança, para se chegar a uma conclusão genérica, ou seja, uma regra geral. Este é exemplo de raciocínio indutivo.

Este tipo de raciocínio, embora apresenta alguns riscos e erros, pois pode induzir a erros, é normalmente utilizada no nosso dia-a-dia. Partimos de observações de ocorrências específicas feitas no passado, para sugerir, uma regra geral de como poderão ser no futuro, ou seja, partimos de eventos particulares para as generalizações.


Respondido por anacarolinamiranda8
83

Resposta:

Letra D

elaboração de hipótese; indutivo.

Perguntas interessantes