Português, perguntado por stephanie6616, 10 meses atrás

A filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais dá prioridade à utilização da estrutura de produção da empresa, dividida em seções fixas (tornos, fresas, montagem etc), a qual é otimizada pela fabricação de produtos em grandes lotes e está sujeita à constituição de estoques. Esta filosofia é operacionalizada por técnicas que "empurram" a produção, isto é, que fabricam de acordo com as previsões de demanda, para a constituição de estoques, buscando minimizar os custos totais da estrutura de produção. A partir de meados da década de 70, passou a ser bastante utilizada e difundida ao ocidente a filosofia Just-in-time (JIT), que procura atender dinâmica e instantaneamente à variada demanda do mercado, produzindo, normalmente, em lotes de pequena dimensão. O texto-base apresenta duas filosofias de gestão da operação e de materiais bastante utilizadas nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Cite as principais características de cada uma das filosofias (filosofia tradicional, com suporte do MRP e JIT)

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
46

Oi, tudo bem?

O Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) é aplicado na coordenação dos pedidos internos e externos das fábricas. O foco está na programação das requisições e ordens de compra para atender as necessidades de materiais da demanda externa.

O MRP trabalha em duas dimensões básicas no controle da produção: quantidades e tempos. Assim, o sistema engloba as quantidades necessárias de cada item, desde os insumos até o produto final, definindo também os tempos de produção, isto é, quando produzir, para entregar os produtos dentro dos prazos.

O sistema Just in Time (JIT) possui como meta a melhoria contínua do processo produtivo, controlando a produção em estoque, eliminando desperdícios e buscando um esforço contínuo na resolução de problemas.

Este sistema surgiu no Japão com a Toyota Motor Company, que almejava ter um sistema de administração que coordenasse a produção, de acordo com a demanda, com o mínimo atraso.

Respondido por assisnativoovx761
14

Resposta:

Característica da filosofia tradicional com suporte do MRP:

• Sistema baseado em previsão, o sistema vai pegar a previsão de demanda e baseado na previsão, vai estabelecer a data de produção e estabelecer a quantidade a ser produzido.

• Sistema empurrado, vai produzir mediante uma previsão, o sistema vai determinar o momento em que deve começar a produção independente se houver ou não consumo desses produtos o sistema de produção vai fabricar.

• Sistema centralizado, pouca ação de manobra para quem realiza as atividades, ou seja, para o operador ele tem pouca margem de manobra, ele recebe as ordens de produção de acordo com a sequência e simplesmente executa as ações.

• Abordagem de produção pra trás, pega-se as datas de entrega do produto e calcula quando devemos iniciar a produção.

• É um sistema de planejamento de capacidade infinita, ou seja, o cálculo da necessidade de materiais, ou a emissão das ordens de materiais está baseado em capacidade infinita, o sistema parte do princípio que você tem capacidade infinita de fabricar.

Característica do Just in Time (JIT):

• Eliminação de estoque;

• Eliminação de desperdícios;

• Manufatura de fluxo contínuo;

• Esforço contínuo na resolução de problemas;

• Melhoria contínua dos processos;

Explicação:

Perguntas interessantes