"Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiram sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta,não. 'Já estive várias vezes no espaço', gabou-se o cosmonauta, 'e nunca vi nem Deus, nem anjos. 'E eu já operei muitos cérebros inteligentes', respondeu o neurologista, 'E também nunca achei um único pensamento"
Analise a citação do autor Jostein Gaarder sobre a visão do cosmonauta e do neurologista. (Descrever em 8 linhas, pfv alguém me ajuda preciso disso pra terça)
Soluções para a tarefa
A citação do autor põe em choque duas visões profundamente diferentes de mundo: a visão materialista e a visão espiritualista.
Para os materialistas (como Karl Marx) nada que não tenha ou natureza ou influência material tem qualquer importância, de modo que não ver Deus (ou não poder provar a sua influência direta na ordem natural) é suficiente para que acreditemos que ele não existe.
Já para um espiritualista (ou essencialista), as coisas não necessariamente tem natureza corporal, de modo que o exemplo dos pensamentos (que não são materialmente mensuráveis, mas dos quais certamente concebemos a existência) representa as limitações do materialismo puro.
A citação diz respeito às visões de mundo do ser humano de modo material e de modo espiritual.
A antropologia filosófica tem a missão de analisar o ser humano e se propõe a discutir o que diferencia o homem e a mulher dos demais animais.
Além de seres racionais e políticos, como afirmado por Aristóteles, o ser humano possui inúmeras habilidades e características, como: ser religioso, ser que brinca, ser que fala, ser que ama e ser que reflete.
Por isso, pode-se afirmar que o homem é um ser consciente e que busca algo a mais. Assim, ele sabe que tudo tem consequências sejam elas boas ou ruins e pode pensar e planejar o futuro, embora não tenha como controlá-lo.
Link: brainly.com.br/tarefa/2307337