Certa escola particular promoveu uma campanha entre seus alunos com o objetivo de incentivar a interação social entre eles. Na volta das férias que acontecem na metade do período letivo, cada aluno recebeu uma foto de si mesmo, no formato de um postal, em que era possível ler seu nome, acompanhado da expressão "sua turma precisa de você." A imagem abaixo, é um modelo dos cartões personalizados, entregues para cada aluno da escola:

Seu desafio consiste em analisar esta campanha. Como o cartão recebido pelos alunos poderá ajudá-los a desenvolver uma postura de acordo com o objetivo da campanha?
Elabore um parágrafo em que você apresente qual a mensagem positiva poderá ser captada por cada aluno e quais atitudes o aluno poderá tomar, a partir de tal mensagem.
Bom trabalho!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Ao trabalharmos o aspecto da interação social entre os alunos, é fundamental que, pelo menos parte do processo seja elaborado por meio da livre iniciativa dos pares, ainda que o processo não deva ser apenas informal, mas sim, planejado e refletido. No caso da campanha, a escola chama a atenção para aquele protagonismo que cabe a cada aluno. Como membro de uma comunidade educativa, o aluno deve romper com a tendência à passividade ou individualidade, pela consciência de que ele próprio tem muito a contribuir com seus colegas de classe. Deste modo, o aluno se saberá agente de cooperação, podendo desenvolver várias habilidades, tais como perceber os outros e aceitá-los, ser ativo, demonstrar confiança e abertura, e assumir responsabilidade pelos seus pares. Os alunos mais aptos poderão ainda assumir o papel de cooperação no processo de aprendizagem dos demais alunos, partilhando seus conhecimentos e motivando-os a progredir. Deste modo, o aluno poderá se tornar um participante ativo do ambiente da sala de aula, responsabilizando-se pela harmonia das relações que se estabelecem naquele ambiente e fora dele.