Cerca de um milhão de estudantes no Brasil já têm contato com o tema, segundo associação; para especialistas, poupar promove atitude sustentável. A escola faz parte de um universo que cresceu nos últimos anos. Cerca de um milhão de alunos no País já têm aulas de educação financeira na escola básica atual mente, segundo estimativa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). [...] De acordo com uma pesquisa da Abefin, feita em parceria com o Instituto Axxus e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp, 71% dos alunos que têm aulas sobre educação financeira ajudam os pais a fazerem compras cons cientes. Já nas famílias que não têm filhos educados para o tema, a cooperação na hora da compra não existe, segundo a pes quisa apresentada em fevereiro.
Para o estudo, foram entrevistados 752 pais e mães, com filhos entre quatro e 12 anos, em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Vitória. Cerca de metade dos entrevistados tinha filhos em escolas que oferecem educação financeira. Os entrevistados cujos filhos recebem edu cação financeira também responderam que conseguiriam manter seu padrão de vida por mais tempo caso ficassem sem salário. Nesse caso, 73% respondem que poderiam manter o padrão por até seis meses. Entre famílias que não têm filhos estudando o assunto, só 53% têm uma avaliação tão otimista. Outros 44% das famílias sem educação financeira dizem que o padrão de vida duraria um mês em caso de desemprego - enquanto só 2% do outro grupo tem avaliação tão pessimista. [...]
De acordo com os trechos da notícia, e com base nos seus conhecimentos sobre porcentagens, responda às questões no caderno.
1) de acordo com a pesquisa de que forma os alunos têm aulas sobre educação financeira ajudam os pais?
2) dos 752 pais e mães entrevistadas cerca de quantos Conseguiriam manter seu padrão de vida por mais tempo caso ficar sem salário?
3) por volta de quantos pais e mães disseram que o padrão de vida dura um mês em caso de desemprego
4) comparando os pais e mais entrevistados que tem filhos que não recebem educação financeira e os que têm filhos que recebe educação financeira, o que você pode concluir?
Soluções para a tarefa
• Olá, tudo bem!!!
Assunto
I - Porcentagem
II - Educação Financeira para crianças influencia Famílias e Professores
Resolução
1) "De acordo com uma pesquisa da Abefin, feita em parceria com o Instituto Axxus e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp, 71% dos alunos que têm aulas sobre educação financeira ajudam os pais a fazerem compras conscientes."
2) "Para o estudo, foram entrevistados 752 pais e mães, com filhos entre quatro e 12 anos, em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Vitória. ... Os entrevistados cujos filhos recebem educação financeira também responderam que conseguiriam manter seu padrão de vida por mais tempo caso ficassem sem salário caso ficassem sem salário. Nesse caso, 73% respondem que poderiam manter o padrão por até seis meses."
→ Cuja:
} 73% de 752
• 73/100 × 752
• 54896/100
• 548,96 (Ou seja, cerca de 549 pessoas)
3) "Outros 44% das famílias sem educação financeira dizem que o padrão de vida duraria um mês em caso de desemprego - enquanto só 2% do outro grupo tem avaliação tão pessimista."
→ Cuja:
} 44% de 752
• 44/100 × 752
• 33088/100
• 330,88 (Ou seja, cerca de 330 pessoas)
4) Resposta Pessoal
Resposta
1) Ajudam os seus pais a fazeres compras mais conscientes
2) Cerca de 549 pessoas
3) Cerca de 330 pessoas
4) EU: Acredito que todos deviam ter acesso a esse tipo de educação ,tanto em rede privada quanto rede pública. Pois essa é uma educação ,que é fundamental não só pra o nosso meio em si e sim pro país. Asssim termos uma sociedade mais conscientes e termos um boa condição financeira.