(CEPBJ) Leia o texto.
Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés diretamente... Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão somente um mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito d’Ele.
Alcorão, 4:163-164 e 171. O significado dos versículos do Alcorão Sagrado com comentários, p. 137-138.
A respeito do Islão, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. a religião muçulmana, apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um conjunto de gênios e divindades secundárias.
b. a religião muçulmana surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina, entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c. a pregação de Maomé foi registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
d. a pregação de Maomé, registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão islâmica, a partir do século VII.
e. a transferência da capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
68
Resposta:
Letra C
Explicação:
Além do teor profundamente religioso das pregações e atividades de Maomé com o islamismo, não se pode esquecer das questões políticas aí inseridas. No episódio da Hégira fuga dos islâmicos da cidade de Meca para Medina (ou Iatreb), Maomé concentrou em suas mãos tanto a liderança religiosa quanto a política, estando a frente, então, de um Estado teocrático. A partir de então, Maomé e seus líderes implementaram uma política de expansão do islamismo, favorecendo a unificação dos Estados árabes sobre os preceitos da religião.
Perguntas interessantes