(CEPBJ) A Revolução Federalista foi iniciada em 2 de fevereiro de 1893, quando Júlio de Castilhos presidia o governo do Rio Grande do Sul. Durante dois anos e meio, o estado gaúcho foi sacudido por uma das mais sangrentas guerras civis da história do Brasil. Dois grupos, os republicanos e os federalistas, queriam, respectivamente, Escolha uma: a. o fim da República e o fim do Parlamentarismo. b. a união dos estados e a independência de cada estado. c. um governo monárquico e um governo republicano. d. uma centralização política e um Estado menos centralizado. e. uma nova constituição e a manutenção da Constituição de 1891.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta letra D
A revolução federalista aconteceu no rio Grande do sul e tinha dentre outros motivos acabarem com o domínio politico de Júlio de Castilhos. A disputa era comandada por dois grupos políticos rivais, de um lado os federalistas e do outro os republicanos.
Os republicanos eram a favor do governo de Júlio de Castilhos, era favorável a centralização politica e ao governo federal. Os federalistas não queriam Júlio de Castilhos no poder, queriam um sistema descentralizado, defendiam o parlamentarismo e não era favorável a politica do governo federal, queriam que houvesse uma revisão na constituição.
Perguntas interessantes