célula diplóide é aquela em que:
a) existem dois cromossomos não-homólogos
b) o cariótipo é formado por dois conjuntos haplóides
c) o cariótipo é formado por dois conjuntos diplóides
d) cada cromossomo apresenta dois centrômeros
e) não existe tal celula
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
'' Nessa questão precisamos nos atentar a vários conceitos, o primeiro deles é cariótipo. Cariótipo nada mais é do que uma representação esquemática de todos os cromossomos de um individuo ou seja em uma célula diploide humana por exemplo que tem 46 cromossomos o cariótipo seria o desenho de 23 pares de cromossomos. O segundo é ploidia que é a 'quantidade' de material genético que contém no mesmo . Um organismo diploide por exemplo tem metade do material genético proveniente da mãe e metade do material genético proveniente do pai''
Portanto:
A- INCORRETA- Os cromossomos estão aos pares(pois a célula é diploide) e cada cromossomo é haploide e quando isso ocorre eles sempre serão Homólogos ,não há possibilidade de cromossomos no mesmo par não serem homólogos.
B- Correta
C- INCORRETA- Quando ocorre a fecundação o individuo gerado vai herdar metade do código genético do pai(um dos cromossomos de cada par) e metade do código genético da mãe(o outro cromossomo do par) portanto os cromossomos só terão metade do código genético( haploides) e irão se completar.Ou seja não é possivel um só cromossomo ser diploide.
D- INCORRETA- Cada cromossomo apresenta um só centrômero.
E- INCORRETA- Há vários exemplos de existência de tal célula.