ceano interno
Astrônomos já haviam notado os jatos líquidos no polo sul de Encédalo, uma das 62 luas de Saturno. E o que era desconfiança passou agora a quase certeza: é água salgada. Mais: vem de um oceano interno.
Imagens e dados gravitacionais obtidos pela sonda Cassini, da NASA (agência espacial dos EUA), da lua de 500 km de diâmetro confirmaram a presença de um imenso reservatório aquático com 10 km de espessura, abaixo de uma camada de aproximadamente 40 km de gelo. Desde 2005, quando os jatos foram observados, havia quem defendesse que eles tinham origem no derretimento do gelo do subsolo. Mas agora, sabe-se que eles vêm do oceano subterrâneo e chegam à superfície através de fraturas no gelo.
Por que água líquida nessa lua tão pequena? Mistério. Hipótese: a imensa gravidade de Saturno teve papel importante em aquecer o interior desse satélite e, com isso, liquefazer o gelo. Pesquisadores querem agora uma missão de busca de vida no satélite. Mas as chances de isso acontecer são baixas e, se ocorrer, deve levar décadas.
Adaptado de Revista Ciência Hoje, maio/2014.
Responda:
Segundo os dados presentes no texto, podemos concluir que há (ou já houve) vida em Encédalo? Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
me ajudou muito eu ia pesquisar sobre só que aí eu vi
a sua pergunta
cadupimenta04:
mais vc sabe a resposta?
Perguntas interessantes