Biologia, perguntado por huangjeck2, 1 ano atrás

Causas e consequências da doença varíola

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaporto0403
4

Resposta:

A varíola é causada por infecção com o vírus da varíola, o Orthopoxvírus variolae. Ele pode ser transmitido:

Diretamente de pessoa para pessoa. A transmissão direta do vírus requer contato direto prolongado. O vírus pode ser transmitido pelo ar por meio de gotículas que escapam quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Indiretamente de uma pessoa infectada. Em casos raros, o vírus pode se espalhar mais longe pelo ar, possivelmente por meio do sistema de ventilação em um edifício, infectando pessoas em outros quartos ou em outros andares.

Via itens contaminados. A varíola também pode se espalhar por meio do contato com roupas e lençóis contaminados, embora o risco de infecção a partir destas fontes seja menos comum.

Os pesquisadores acreditam que a infecção por varíola possa continuar ativa (sob as condições certas) por até 24 horas. Em condições desfavoráveis, o vírus só consegue permanecer vivo por até seis horas.

A Organização Mundial da Saúde liderou um enorme programa de imunização, em escala global, que erradicou a varíola por volta dos anos 70. O último caso registrado da doença fora de laboratórios data de 1977, na Somália. As vacinas, inclusive, já pararam de ser ministradas para a população, pois não há mais necessidade de imunização.

Perguntas interessantes