ENEM, perguntado por cassionasciment739, 6 meses atrás

Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - Entrelaçando poesia e arte (3ª série) Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios. Poética", de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época. Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo. Abaixo os puristas […] Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare – Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. (BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de janeiro: José Aguilar, 1974) Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta: Critica o lirismo louco do movimento modernista. Critica todo e qualquer lirismo na literatura. Propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico. Propõe o retorno do movimento romântico. Propõe a criação de um novo lirismo. As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário. a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

Soluções para a tarefa

Respondido por brigadeirogigi
11

Resposta: 1) (E) Propõe a criação de um novo lirismo.

2) (D) A preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo

Explicação: Acertei no cmsp

Respondido por larissamagrani
1

Manuel Bandeira, como personagem do Modernismo Brasileiro, como sua poesia, propõe um lirismo plenamente brasileiro e inédito (E).

Manuel Bandeira, autor modernista brasileiro, nasceu em 1886, em Recife, e morreu em 1968, aos 82 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de tuberculose.

Ainda jovem, dedicou-se aos escritos e à poesia, escrevendo para os jornais locais. A primeira obra publicada por Bandeira foi no ano de 1917, sendo influenciado por movimentos literários, como: o Parnasianismo e o Simbolismo.

O poeta participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, e apresentou seu famosíssimo poema "Os Sapos", onde criticava os métodos clássicos de se "fazer" poesia.

Além de docente, Manuel Bandeira foi nomeado membro da Academia Brasileira de Letras, tendo seu enfoque artístico direcionado à prosa, à crônica e a obras onde a memória era seu tema principal.

Três obras de Bandeira são: Estrela da Manhã (1936), Autoria das Cartas Chilenas (1940) e Libertinagem (1930).

Sobre M. Bandeira: Link: brainly.com.br/tarefa/16163945

Anexos:
Perguntas interessantes