ENEM, perguntado por rejamaria2639, 5 meses atrás

categoria: 1ª serie - em autor: mauromarcel-sp 2º bim - lp intertextualidade por toda parte (1ª série) 15.07.2021. analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, entre outros. obrigatória nota: 10 operários, 1933, óleo sobre tela, 150x205 cm, (p122), acervo artístico-cultural dos palácios do governo do estado de são paulo desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. no mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitam…

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
10

O tema do quadro de Tarsila do Amaral também está presente nos versos transcritos em: b) “Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.” (João Cabral de Melo Neto).

Tanto o quadro de Tarsila do Amaral quanto os versos de autoria de João Cabral de Melo Neto possuem um tema em comum, que consiste em um amontoado de pessoas mais simples e suas condições precárias de vida.

Os dois trabalhos demonstram a dificuldade da vida dos trabalhadores em condições precárias. Se assemelham mesmo sendo diferentes fisicamente. Onde a dureza do dia-a-dia de trabalho dessas pessoas representadas mostra como são desprezadas.

Em anexo acrescentei a questão completa.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes