Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e o oco, palha eco (...)”
Leia as afirmações a seguir:
I. Pode-se afirmar que o ato mimético é uma referência concreta ao poeta, que constrói seus versos baseado na imitação do fazer poético que existe nessa comparação entre fazer poesia e “catar feijão”.
II. O Dadaísmo é aplicado na postura do eu lírico, que cata feijão como quem escolhe palavras aleatórias, para, em seguida, deixá-las no papel.
II. O “chumbo” no verso “água congelada, por chumbo seu verbo” é um referencial à presença do futurismo, pois há elementos dessa vanguarda no campo semântico que contrapõe o peso do “chumbo” à imagem estática da “água congelada”.
Com base no seu conhecimento sobre as vanguardas históricas e, também, sobre os versos de "Catar feijão", de João Cabral de Melo Neto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e a II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa I está correta.
e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Após ler o texto "Catar Feijão" do autor João Cabral de Melo Neto, é possível verificar que a alternativa correta é a letra E.
A afirmação I traz uma sentença verdadeira, pois o ato mimético, nada mais é do que um ato de imitação. E o autor contrapõe a imitação do ato de catar feijão, como ato de escrever, o ofício de um poeta.
Na segunda afirmação vemos a referência ao Dadaísmo, que dentro da literatura foi um movimento de contestação a estética e negação a estruturas fixas no ato de escrever. Logo, ao comparar o ato de escrever com catar feijões, o autor expõe o dadaísmo.
Ao ler a terceira afirmação, vemos uma comparação entre os pesos do chumbo e da água gelada, essa comparação se refere a vanguarda e ao futurismo na literatura.
Entenda melhor o que é o movimento vanguarda e o dadaísmo na literatura:
Na literatura o movimento dadaísta foi criado por autores vanguardistas, que tinham como principal objetivo gerar uma crítica as normas e padrões de escrita. Sendo assim, defendiam a liberdade ao ato de escrever.
Para compreender melhor o Dadaísmo você pode ler:
https://brainly.com.br/tarefa/4377502
https://brainly.com.br/tarefa/26563516