Caso o alumínio se tornasse um íon, ele seria um cátion ou um ânion? Qual seria sua carga elétrica? JUSTIFIQUE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O alumínio ira se tornar um cátion com cargar +3
Explicação:
O alumínio é um metal e, portanto, tem tendencia à doar elétrons. Por isso, o alumínio, na maioria dos casos irá se tornar um cátion (digo na maioria das vezes pois a química é uma ciência cheia de exceções, "recentemente" já acharam até um carbono hexavalente).
Ademais, para saber a carga elétrica temos que fazer sua distribuição eletrônica. o alumínio tem numero atômico igual à 13, portanto, possui 13 elétrons, sua distribuição ficaria:
Como visto, o alumínio tem 3 elétrons em sua camada de valência, portanto, para que ele se estabilize (tenha 8 elétrons) ele irá perder esses 3 elétrons da camada mais externa, assim, ficando com os 8 elétrons da camada 2. Portanto, em um composto iônico o alumínio iria doar 3 elétrons e quando o composto dissociar ele irá ficar com uma carga de +3, pois perdeu 3 elétrons.
Uma outra forma de chegar nessa resposta seria analisar um composto com alumínio, neste caso vou trazer o óxido de alumínio: .
Em compostos iônicos, para saber a carga de cada átomo em caso de dissociação, é preciso apenas trocar o índice de um elemento pelo outro.
O alumínio ficou com carga positiva pois é menos eletronegativo do que o oxigênio, a eletronegatividade é a tendência de um átomo atrair a nuvem eltrônica para si e, consequentemente, ter carga negativa. A eletronegatividade segue a seguinte série
Resposta bem completinha para que você saiba o conceito por trás, caso tenha gostado, escolha como melhor resposta, por favor.