História, perguntado por mellomariaeduar2029, 1 ano atrás

Caso de peste bubônica é confirmado nos Estados Unidos Não, não é coisa do seu livro de história. Ao contrário do que muita gente acredita, ainda existem casos de peste bubônica no mundo. Na semana passada, autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram um caso da doença no estado de Oregon. Também conhecida como Peste Negra, a doença foi responsável por dizimar milhões de pessoas da população europeia do século 14. O caso confirmado é o de um homem de Prineville, no estado de Oregon (EUA), que teria sido mordido por um gato de rua ao tentar tirar um rato morto da boca do animal. Segundo o site Dvice, casos como esse são mais comuns do que se imagina: “A cada ano, há uma média de sete casos de peste bubônica nos Estados Unidos”. [...]1. Pensando a respeito da forma de transm issão da peste bubônica e de seus hospedeiros, explique como o homem entrou em contato com a bactéria causadora da doença na situação # $ descrita.2. Nesse caso específico, qual foi o papel do gato no ciclo de transm issão?

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
11
A peste bubônica também conhecida como: peste negra, peste pneumônica ou peste septicêmica, é uma infecção bacteriana grave transmitida pela bactéria zoonótica chamada Yersinia pestis, que geralmente é encontrada em pequenos mamíferos e nas pulgas que as parasitam.  


A peste é transmitida entre animais e humanos pela mordida de pulgas infectadas, contato direto com tecidos infectados ou inalação de gotículas respiratórias infectadas ou quando entram em contato com material infectado, por exemplo muco.



Peste negra é uma doença que afeta primariamente roedores. Ela é transmitida de um roedor a outro por meio de pulgas, que ao morderem o roedor passam a carregar a bactéria. 



Atualmente a peste está presente em todos os continentes do mundo menos na Oceania; os três países mais endêmicos são Madagascar República Democrática do Congo e Peru.



Nesse caso específico onde um homem que teria sido mordido por um gato de rua ao tentar tirar um rato morto da boca do animal; o papel do gato no ciclo de transmissão é claro, porque o animal tinha sido infectado provavelmente mordendo o mouse que já estava infectado com a bactéria, ou há também a possibilidade de que o gato foi mordido por pulgas que contêm a bactéria.

Perguntas interessantes