Biologia, perguntado por anabeatrizdearaujosi, 1 ano atrás

Caso 1 [...] O paciente relata que a sua doença começou há dois anos, quando passou a apresentar nictúria de três a quatro episódios por noite. Nessa ocasião, procurou assistência médica, sendo diagnosticada "hipertrofia prostática" e indicado tratamento cirúrgico, que o paciente recusou. Em função da recusa, foi instituído “tratamento clínico”, durante cinco meses, sem que se verificasse melhora no quadro. A doença evoluiu com dificuldade progressiva para urinar, e, nos últimos quatro meses, o paciente apresentou três episódios de retenção urinária, [...] Há dois meses, vem sentindo dores contínuas em todo o corpo, principalmente na região dorso-lombar, no ombro direito e na coxa esquerda, que melhoram um pouco com o uso de analgésicos comuns e pioram durante a noite. [...] INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Caso 6 – Dificuldade de urinar e dores nos ossos. Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016. Glossário Nictúria: volume urinário maior durante a noite, em relação à produção de urina diurna. Hipertrofia: aumento de tamanho de um órgão ou de uma estrutura.
Caso 2 [...] A Justiça condenou a Prefeitura de São Bernardo do Campo e um médico de uma Unidade Básica de Saúde da cidade a pagar indenização de R$ 10 mil para uma mulher por danos morais. Ela recebeu um pedido para uma ultrassonografia de próstata e só descobriu quando chegou para fazer o exame e todo mundo começou a rir. [...] MULHER ganha indenização por pedido errado de exame de próstata. São Paulo. 12 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.
Agora, responda às perguntas. No caso 1, se você fosse o médico, recomendaria que tipo de tratamento ou método preventivo ao paciente, sabendo que ele já tem 74 anos de idade?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3

Olá,

No caso 1, caso fosse o médico, em relação a que tipo de tratamento ou método preventivo ao paciente, sabendo que ele já tem 74 anos de idade, é importante constatar que pacientes com mais de sessenta anos, com dor óssea e anemia, como verificado neste caso, o que podemos concluir é que o mesmo apresenta metástases ósseas e de anemia, todas originadas do tumor maligno em sua próstata.

Dese modo, tipo de tratamento ou método preventivo ao paciente seria, na verdade, a realização da cirurgia, visto que o tumor dificilmente irá regredir e, com isso, a qualidade de vida e a própria vida do paciente estão em jogo.

Abraços!

Perguntas interessantes