História, perguntado por 2235422, 8 meses atrás

Casamento do Matuto é decretado Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe

Celebração acontece todo mês de junho no Povoado Colônia Treze, em Lagarto.
A celebração do Casamento do Matuto, que é realizada no Povoado Colônia Treze durante o mês de junho, em Lagarto, foi oficialmente declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe e foi incluída no calendário oficial de eventos do estado.
A votação do Projeto de Lei (PL), apresentado pela deputada Goretti Reis (PSD), foi realizada em dezembro do ano passado, mas a decisão foi publicada esta semana no Diário Oficial da União.
De acordo com deputada, a Festa do Casamento do Matuto está na 24ª edição, e se apresenta como uma vitrine para o entretenimento cultural, expressa a tradição de um povo, além de movimentar a economia local, circulando recursos que contribuem para o desenvolvimento da região.

A partir da leitura da notícia do portal da internet e de suas pesquisas, assinale uma alternativa:

(A) Tornar os festejos do Matuto em patrimônio é uma política de memória que reconhece a importância de práticas populares. Ao mesmo tempo, busca estratégias de rentabilidade econômica para a região.

(B) O termo matuto designa aquele que mora no campo. Em determinados contextos pode ser usado tanto com o tom pejorativo, para referenciar a rusticidade, como apreciativo, no sentido de matreiro.

(C) O casamento do Matuto é uma encenação popular presente nos festejos juninos. No caso da celebração realizada no Povoado Colônia Treze, em Lagarto, tornou-se patrimônio cultural e imaterial de Sergipe.

(D) Os elementos físicos do casamento - como roupas, altar, comidas etc. - foram registrados no livro de registro do patrimônio cultural. Os aspectos intangíveis foram inscritos no livro do tombo do patrimônio imaterial.


pumpkin123: Tua pergunta aparece simplesmente nas buscas por "Casamento do Matuto". Você não vai chegar a lugar nenhum assim, nenhum mérito!
juliadiogo10: Hipocrisia nada, o que eu pesquisei foi dados sobre o casamento, como qualquer pessoa faz na olimpíada, só que tem algumas pessoas que não conseguem passar nem da PRIMEIRA fase sem jogar no brainly. Todo ano isso acontece e todo ano um monte de gente que não merecia avançar, avança. Muito obrigada por estragar o propósito da olimíada
joaovitorsilveira600: faz a tua Olimpíada de forma justa mermão, enquanto tem gnt dando tudo de si pra pesquisar e responder tu ta ai tentando pegar o caminho mais facil trapaceando. Te manque!
amakhallister: Falta de respeito com quem estuda pra se classificar, você deveria se envergonhar disso
ldborges12345: gente vcs q tao mandando ele estudar q sao burros ,a olimpiada é justamente de DEBATE e PESQUISA com todos os metodos possiveis, ta escrito literalmente no regulamento q n eh uma olimpiada q necessita de conhecimento previo
ldborges12345: https://www.youtube.com/watch?v=PbnJNcoOKGE vejam 5 40 desse video da PROPRIA BANCA COORDENADORA antes de jungar o cara ja q vcs sao tao" inteligentes e morais"
pumpkin123: BUSCAR RESPOSTAS DE OUTRAS PESSOAS, QUE NEM SABEM DE ONDE É A QUESTÃO, É ERRADO! O Brainly não armazenava essa questão, é um site de PEDIR RESPOSTAS. Pelo amor de Deus!
eviotiraonda: letra A
2235422: ta bom nerds

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
0

Sobre o Casamento do Matuto ser decretado Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe entende-se que tornar os festejos do Matuto em patrimônio é uma política de memória que reconhece a importância de práticas populares. Ao mesmo tempo, busca estratégias de rentabilidade econômica para a região. Letra A.

A importância do patrimônio cultural imaterial, encontra-se na sua função de transmitir de geração a geração, cultura e história, que são constantemente criadas e recriadas por determinadas comunidades e grupos, devido ao seu ambiente de vivência, suas tradições, e suas memórias de maior importância.

A interação  social vivida por estes grupos, é essencial por gerar um sentimento de identidade e continuidade, o que consequentemente promove o respeito à diversidade cultural e também à criatividade.  

Por este motivo é que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classifica as:

  • Práticas
  • Representações
  • Expressões
  • Conhecimentos e técnicas

Como patrimônio cultural imaterial.

Aprenda mais sobre Patrimônio Cultural:

brainly.com.br/tarefa/5824989

Bons estudos!

Anexos:
Respondido por thiiagomoura
0

Em conformidade com o casamento do matuto como patrimônio cultural e imaterial de Sergipe, a opção correta é a alternativa A: "Tornar os festejos do Matuto em patrimônio é uma política de memória que reconhece a importância de práticas populares. Ao mesmo tempo, busca estratégias de rentabilidade econômica para a região."

Este tipo de cerimônia contém valores como a cultura, arte, tradições, costumes e crenças que valem a pena preservar para passar para as gerações futuras.

Como o casamento de Matuto se tornou patrimônio cultural e imaterial de Sergipe?

  • Sergipe tem uma longa tradição de celebrar casamentos. É o estado que deu origem ao matuto, uma dança tradicional que é popular no Brasil há séculos;
  • O matuto faz parte do patrimônio imaterial de Sergipe, que pode ser visto no amor das pessoas e das famílias pelas comemorações;
  • O casamento de Matuto e Ana é um exemplo de como essa tradição foi preservada ao longo do tempo e se tornou patrimônio cultural e imaterial.

Entenda mais sobre o casamento de matuto em: https://brainly.com.br/tarefa/42326158

Anexos:
Perguntas interessantes