Carta Educação: Como o sono está relacionado com a aprendizagem?
Fernando Louzada: Ele é importante não só para a consolidação do aprendizado. O sono e, mais particularmente, os sonhos possibilitam a geração de novas ideias, a criatividade e, consequentemente, a capacidade de resolução de problemas. Trabalhos mostram que dormir ajuda a formar memórias declarativas, que é toda aquela que você consegue declarar, como nomes, datas, fatos, locais e também a memória procedural, ou seja, motora.
Se você aprende a realizar uma tarefa motora de digitação, por exemplo, quando você dorme, o sono melhora o seu desempenho ou impede a piora. O sono também favorece o insight, a resolução de problemas. Como a gente descobriu isso? Propomos um desafio de video game para voluntários e quando eles não conseguiam passar de certa fase, dormiam uma sesta. Comparado com outro grupo que
não dormia, as pessoas que tiravam o cochilo dobravam a chance de sucesso em resolver a tarefa.
CE: Partindo dessas descobertas, os horários das instituições de ensino estão condizentes com as necessidades de sono dos alunos?
FL: Não. A lógica que define os horários das instituições é uma lógica que desconsidera todo este conhecimento. É lógica de que é possível fazer o que quiser com o sono. Se eu quiser dormir mais cedo eu posso, se eu dormir menos também não tem problema. Por trás dessa lógica, tem a ideia de que dormir é uma perda de tempo e que acordar cedo tem mais valor na sociedade. As pessoas continuam criando concepções a partir da própria experiência. Então se você é uma pessoa que tem facilidade para acordar cedo e tem uma necessidade de sono que não é grande, você não entende o que é precisar de mais ou não conseguir acordar cedo. Mas a ciência já mostrou há algum tempo que existem diferenças individuais relacionadas à estrutura do sistema nervoso, à estrutura genética dos relógios biológicos.
Com base na entrevista, entende-se que
a) as instituições de ensino tentam adaptar o horário de início das aulas, mas a pressão social não permite.
b) o relógio biológico de cada aluno pode ser ajustado sem prejuízo para a saúde, dependendo dos hábitos da sociedade.
c) as instituições de ensino desacreditam nas descobertas da ciência, estimulando que os estudantes acordem cada vez mais cedo.
d) as pessoas que passam mais tempo dormindo, necessariamente, são mais criativas que aquelas que passam mais tempo acordadas.
e) a sociedade, mesmo com as descobertas científicas que indicam os benefícios do sono, mantém uma visão antiquada da questão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra B
Explicação:
não tenho muita e
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás