"Carta à minha filha: não deixa que a escola te ensine" "A escola do passado lamentavelmente abdicou da missão de preparar os alunos para o futuro e se limita a tentar prepará-los para o vestibular ou o ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]. Mas a tua vida produtiva começa exatamente depois desse ponto e para ser bem sucedida nela você precisará de muito mais do que ciências, matemática, português, história e geografia. O futuro vai exigir que você tenha uma boa noção dos teus direitos e deveres para cumprir teu papel de cidadã, conheça um pouco de economia para saber gerenciar teu dinheiro, aprenda sobre empreendedorismo para fazer tuas ideias virarem realidade, tenha consciência global para compreender teu lugar no mundo, domine a Internet enquanto ferramenta de comunicação e muito mais. Há muitos conhecimentos que não estão na escola. Procure-os onde estiverem" (CARVALHO, 2014). CARVALHO, Renato. Carta à minha filha: não deixa que a escola te ensine. Artigos, 2 de abr. de 2014. Disponível em: . Acesso em 26 set. 2015. Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre linguagem e ensino, dentre as alternativas abaixo, escolha aquela que elucida os limites da escola no processo de aprendizagem: Alternativas: Considerando os argumentos teóricos de Piaget, autor que destaca elementos positivos da psicologia infantil, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem infantil é social desde o nascimento da criança, sendo a linguagem mediadora da comunicação. Para Skinner, há a peculiaridade do egocentrismo, entendido como uma forma transitória entre o pensamento autístico e o pensamento inteligente dirigido. A pesquisa de Machado et al. (2008) mostrou que é preciso saber quais as expectativas do que se deve ensinar, ou seja, é necessário conhecer mais o desenvolvimento da aprendizagem e das necessidades individuais. De acordo com Teberosky, a escola pode vir a contribuir para o aumento da dificuldade na leitura e na redação de textos porque nela são limitadas as oportunidades de leitura e de temas de redação. Segundo Vygotsky, influente autor da psicopedagogia, até mesmo a linguagem egocêntrica é social porque a construção do psiquismo se dá a partir de sua função autorreguladora, salientando-se as interações sociais. Código da questão: 9687 6) Sobre as relações entre comunicação e linguagem, considere as afirmações abaixo: I - Segundo Chomsky, a linguagem é a expressão da capacidade cognitiva da espécie humana. II - De acordo com Chomsky, a fala e a linguagem são capacidades geneticamente determinadas. III - Na produção linguística, existe a forma, denominada de sintaxe, e o significado, denominado de semântica. IV - Para Piaget, a produção linguística denota o surgimento prévio da função simbólica. Estão corretas as afirmações: Alternativas: I, II e IV. II, III e IV. I, III, e IV. II e IV. I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa A está correta.
Piaget é o pensador que apoia a maturação biológica.
Além disso, Piaget, defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
Vygotsky está ligado ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás