Carol tem 5 anos e seus desenhos já estão apresentando características da fase esquemática. Ontem, o professor propôs que os alunos desenhassem um lugar que eles tivessem ido passear e que tivesse sido legal e importante para eles. Carol pensou em desenhar o passeio ao sítio da sua avó. Nesse sítio, há muitas árvores, a menina não estava conseguindo desenhá-las e pediu ajuda para o professor. O professor foi até o quadro e desenhou uma árvore para seus alunos verem. Nessa atividade, todos os alunos que também queriam desenhar árvore, inclusive Carol, desenharam a árvore igual a do professor.
Diante disso, podemos considerar que a atitude do professor foi:
Alternativas
Alternativa 1:
Correta, pois ele não deixou que seus alunos perdessem tempo procurando formas de como desenhar. Quando mostrou como se desenha uma árvore, fez com que seus alunos aprendessem aquele modelo e sempre desenhassem da mesma forma.
Alternativa 2:
Incorreta, pois esse tipo de atividade não é pertinente para essa idade. Elas estão em uma fase que ainda não são criativas. As crianças começam a usar a imaginação em seus desenhos só depois dos 6 anos.
Alternativa 3:
Incorreta, pois, dessa forma, ele não deixou que seus alunos demonstrassem criatividade. Deveria ter pedido para observarem as árvores da escola, de revistas, do caminho da escola até as suas casas.
Alternativa 4:
Correta, pois ele ensinou aos alunos a desenharem uma árvore e, assim, todos ficaram satisfeitos, pois seus desenhos ficaram parecidos. Isso demonstra criatividade.
Alternativa 5:
Incorreta, pois ele deveria ter pedido para uma outra criança ir até o quadro desenhar para que seus colegas copiassem. Assim, ele teria valorizado o trabalho de um aluno.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a alternativa 3 é a correta. o professor foi inconveniente de indiretamente bloquear a criatividade de seus alunos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás