Caro aluno, você estudou nestas três aulas sobre as três leis de Newton e sobre a gravitação universal, deve ter percebido que elas buscam explicar essencialmente o movimento dos corpos, porém não foi citado nas aulas várias situações especiais relativas ao movimento, como por exemplo, o movimento na água, ou a resistência ao movimento, como o atrito ou a resistência do ar. Será que as leis de Newton também se aplicam a estes casos? A resposta é sim. Para estes casos costumam ser identificados algumas forças que possuem algumas características especiais, geralmente sendo calculadas por fórmulas específicas. E na grande maioria dos casos, estas forças obedecem as três leis de Newton. A força peso é um exemplo, o atrito é outro. Existem vários outros exemplos e o tema desta tarefa é exatamente pesquisar sobre estas outras forças. Cite pelo menos quatro tipos de forças diferentes, descrevendo em que situações onde elas se aplicam e as fórmulas que as descrevem.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Vamos lá!
Temos 2 tipos de forças: as de campo e as de contato. As de campo não precisam de encostar no objeto para realizar força, já as de contato necessitam. Todas essas forças respeitam as leis de Newton. Vamos listá-las:
Campo: Força magnética, força elétrica e força gravitacional (peso);
Contato: Força elástica, força de atrito, força de arraste (ex. resistência do ar), força normal, força de tensão ou tração e a força aplicada ( feita para tirar objetos da inércia);
Vamos falar sobre as forças diferentes e dar exemplos do cotidiano:
Magnética: força relacionada aos imãs. Toda vez que você junta dois ímãs ou pega algo com a ponta da tesoura, essa força está em ação.
Fórmula: F = Q.V.B.sen θ
Elétrica: força relacionada às cargas. Toda vez que você tem movimento de cargas, tem força elétrica. Ao ligar um aparelho, ligar uma luz, atrair papel com a ponta do lápis eletrizada no cabelo etc.
Fórmula: F = K . Q . q / d²
Elástica: relacionada com molas, elásticos ou objetos que sofrem deformação e voltam ao seu estado de origem. Toda vez que você comprime uma mola ou pula na cama elástica, existe essa força.
Fórmula: Fe = K . x
Tensão: dada em cordas e fio, essa força não tem fórmula específica, depende da situação. Toda vez que houver uma corda ou fio, como no caso do uso de polias ou pêndulos, há tensão.
Espero ter ajudado!