Carlos é contador do Hospital Mais Saúde. Nos seus 10 anos de carreira, ganhou o respeito e confiança dos administradores da empresa. As informações geradas por Carlos auxiliam os gestores na tomada de decisões. Recentemente, Carlos saiu de férias e ao retornar estava cheio de atividades para realizar. Contudo, dentre os diversos relatórios que deveriam ser entregues o de cadastro de pacientes era o mais urgente, pois no dia seguinte haveria uma reunião e este relatório serviria de base para determinar as políticas de investimento do hospital.
Elaborado pelo professor, 2018.
Com isso, ao elaborar tal relatório, primeiramente, Carlos deve atender à característica qualitativa de melhoria:
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Carlos deverá atender a característica qualitativa da tempestividade.
A informação contábil, para ser útil, deve apresentar características fundamentais, as quais são: relevância, materialidade e representação fidedigna.
Todavia, além das características fundamentais, a informação se torna melhor se apresentar características qualitativas de melhoria, as quais são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
No caso de Carlos, que estava ausente a característica mais relevante é a tempestividade. Pois, as informações dos pacientes não foram processadas e geradas, resultando assim em informações atrasadas aos usuários da informação.
Logo, é necessário sobretudo, que a informação seja apresentada em período ágil para que assim se torne útil.
Espero ter ajudado =D