Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 1902. Estudou em Belo Horizonte e, depois, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, num colégio jesuíta, como aluno interno. Formou-se em Farmácia, profissão que nunca exerceu. Nessa mesma época, começou a relacionar-se com jovens poetas e escritores, começando, assim, sua carreira literária. Em 1925, fundou A Revista, publicação que pretendia divulgar o Modernismo no Brasil. Nesse mesmo ano, casouse com Dolores Dutra de Morais, com quem teve sua única filha. Lecionou Português e Geografia em sua cidade natal e, pouco tempo depois, foi convidado para trabalhar no Diário de Minas, onde já havia publicado alguns de seus textos. A partir da década de 1950, dedicou-se apenas à Literatura, escrevendo livros de poemas, contos e até infantis! Sua primeira publicação, Poesias, foi seguida por muitas outras obras (47, no total) e vários prêmios literários. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987, no Rio de Janeiro. Com mais de 80 anos e uma vida cheia de histórias para contar, Drummond mantinha o gosto pelas coisas mais comuns: “gosto de andar a pé, de comer chocolate, de folhear livros ilustrados, de cultivar meus amigos, de decifrar o jogo dos oito erros, de brincar com crianças pequenas, de desenhar (mal), de ver filmes na televisão depois da meia-noite.” ANDRADE, Carlos Drummond de Uma vida cheia de histórias para contar. Rick e a girafa. Ática, 2001 (adaptado). O texto acima trata-se de uma biografia porque? me ajudeeem por favor!
Soluções para a tarefa
Sim, o texto Carlos Drummond de Uma vida cheia de histórias para contar se trata de uma biografia, já que é dedicado à exposição dos fatos mais importantes da vida de um dos maiores escritores brasileiros.
Biografia de Carlos Drummond de Andrade
Os textos do gênero literário biografia servem para tornar pública a vida de um indivíduo cujo trabalho científico, social ou literário foi essencial para a sociedade.
No texto em estudo o autor explora desde o nascimento de Carlos Drummond de Andrade até os contextos que possibilitaram a produção de textos e livros muito conhecidos atualmente.
Dentre outras finalidades, as biografias aproximam figuras muito famosas das pessoas comuns, já que, por vezes, os primeiros acabam assumindo um caráter sobre-humano devido à importância e notoriedade que tiveram.
Mais sobre a biografia de Carlos Drummond de Andrade: brainly.com.br/tarefa/35806654
#SPJ2