Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que nao desfruta desse tipo de amizade critica oq ele quiz dizer com isso
Soluções para a tarefa
Carlos quis dizer que os jovens não aproveitam bem o seu tempo, conforme descrito na letra D.
Carlos Drummond de Andrade se recorda de ter tido experiências positivas ao dividir com seus amigos as experiências através da escrita. Muitas delas eram compartilhadas ao escrever como parte de tarefas de casa em um modelo antigo de ensino.
Carlos Drummond de Andrade
Um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro, nasceu na cidade de Itabira, em Minas Gerais e antes de ser escritos foi farmacêutico.
Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Sua morte ocorreu por infarto do miocárdio e insuficiência respiratória.
Um dos seus textos mais famosos foi a carta "como comecei a escrever", fonte de inspiração para esta questão.
Segue carta:
"Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estavam germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado ( pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado ) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica."
“Para Gostar de Ler – Volume 4 – Crônicas”, Editora Ática – São Paulo, 1980, pág. 6.
Alternativas:
a) Que os jovens de hoje não aproveitam a oportunidade para compartilhar o conhecimento e isso gera um tipo de sentimento alheio de tristeza.
b) Que os jovens compartilham seus conhecimentos com amigos.
c) Que as amizades não são verdadeiras, por isso não compartilham seus conhecimentos.
d) Que os jovens aproveitam o tempo com situações banais.
Aprenda mais sobre literatura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/32500422
#SPJ4