Cárcere das almasAh! Toda a alma num cárcere anda presa, Solugando nas trevas, entre as grades Do calabougo olhando imensidades,Mares, estrelas, tardes, natureza.Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhoes as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etéreo o Espago da Pureza.Ó almas presas, mudas e fechadasNas prisoes colossais e abandonadas,Da Dor no calabougo, atroz, funéreo!Nesses silencios solitarios, graves, que chaveiro do Céu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistério?!CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianopolis: Fundacao Catarinense de Cultura /Fundacao Banco do Brasil, 1993.Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, saoa) a opgao pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.b) a prevalencia do lirismo amoroso e intimista em relagao a temática nacionalista.c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.d) a evidente preocupagao do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras,e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
.c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.
O poema acima, representando o Simbolismo, aponta para uma das principais características deste estilo, relacionado ao refinamento estético, além de tratar sobre temáticas universais.
Para isso, busca o tratamento metafísico, alinhado como uma perspectiva que exige maior capacidade interpretativa dos leitores, de uma forma geral.
Perguntas interessantes