Caracterize politicamente Roma nas épocas:
Monarquia
República
Império Romano
Soluções para a tarefa
Monarquia: O período monárquico em Roma é compreendido entre 753 a.C. a 509 a.C. Período esse no qual a Roma Antiga foi dominada pelos reis sabinos e etruscos, formando o povo romano juntamento aos latinos e gregos. O poder era divido por três partes: o Rei, o Senado e o Povo.
Esse período teve diversos fatos importantes, como a unificação dos povos integrantes da cidade-estado, drenagem dos pântanos da região do Lácio, e a atração de diversos comerciantes para Roma.
República: Com a queda da monarquia em 509 a.C., iniciou-se a República Romana, onde foi deixado de acreditar o poder nas mãos de um só indivíduo. Nesse estilo de governo, Roma era coordenada por 2 cônsules, eleitos pelos cidadãos de ano em ano, e atuando junto com o senado (foi governado por senadores e magistrados). A sociedade na época se organizou entre os patrícios (tradicionais de Roma), plebeus (os que não eram patrícios e nem escravos, os escravizados e os clientes (serviam uma família patrícia em troca de proteção e posição social. Nesta república, quem controlava a política eram os donos de terras (os patrícios), que buscavam seu benefício próprio, a sociedade também era hierarquizada e patriarcal. Suas empreitadas militares também marcaram a época, assim como marcou o fim da República em 27 a.C.
Império Romano: O império foi instituído em Roma, e o poder estava nas mãos do imperador. O primeiro a imperar Roma, foi Otaviano Augusto, e terminou em Constantino XI. Nesse sistema, o Senado que existia para apoiar o imperador. Nessa época compreendida entre 27 a.C. e. 476 d.C., o Império Romano cresceu absurdamente e muito influenciou com seu poder. Estima-se que estava em seu poder, no início, cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados sob seu poder.
Essa época foi essencial para a expansão comercial, o governante tinha poder até sua morte, eles escravizavam os povos que conquistavam.
O império foi cair quando alcançou uma terrível crise administrativa, econômica, religiosa, e até mesmo territorial (com as invasões bárbaras que ocorreram).