Caracterize os seguintes tipos de arte de acordo com os principios da historia da arte:
A) Arte barroca
B) Arte experimentalista
C) Arte impressionista
D) Arte concreta
Soluções para a tarefa
Essa resposta está bem grande, mas garanto que pesquisei com muito cuidado, você pode resumila colocando palavras do nosso cotidiano. Não esqueça de deixar o obrigado, pois eu consigo tirar as minhas dúvidas tbm
A) As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimecnto nas obras, a beleza, eram características bem fortes.
B) Atualmente o termo experimentação caracteriza certas situações de produção ou interação nas mais diversas manifestações de arte, envolvendo tanto atividades educacionais no ensino infantil – com a intenção de estimular a percepção e a criatividade das crianças – quanto produções individuais ou coletivas, cuja principal “técnica” provavelmente ainda não é vista como técnica, pois trabalha com materiais e/ou métodos nada ortodoxos, ao contrário, são “estranhos”, inovadores e pioneiros na produção artística, sem ser possível estimar quais e como serão seus resultados, e esta circunstância e sensação de imprevisível faz parte do processo de experimentação.
C) A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
D) - Elaboração artística em busca da forma precisa.
- Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência.
- Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
- União entre a forma e o conteúdo na obra de arte.
- Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design.
- Uso, na literatura, de recursos visuais, acústicos e fonéticos. Os escritores também trabalhavam o poema, variando os espaços tipográficos e a posição geométrica das palavras.
- Busca pela participação ativa do leitor (no caso da literatura concretista).
- Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960).