História, perguntado por parkchaeyoung9392, 1 ano atrás

Caracterize os seguintes movimentos de contestação da década de 1960, ocorridos nos Estados Unidos.

a) O movimento hippie.

b) Os movimentos negros.

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
69
a) Composto em sua maioria por jovens de classe mé­dia, o movimento
hippie fazia oposição aos valores morais dominantes nas sociedades ocidentais indus­trializadas.

Eles criticavam o racismo e apoiavam o Movimento Negro, questionavam o intelectualismo universitário e a educação tradicional de seus países, propondo novas formas de relacionamento entre pro­fessores e alunos, a fim de estimular a aquisição cria­tiva e ativa do conhecimento.

Os hippies geralmente usavam roupas colo­ridas, cabelos compridos, viviam em comuni­dades e eram adeptos do vegetarianismo.

Muitos deles acreditavam que, o uso de substâncias alucinó­genas, expandiria sua consciência e que obteriam maior conhecimento sobre si mesmos. Além disso, defen­diam a liberdade sexual e simpatizavam com as filoso­fias orientais e místicas.

b) O movimento negro americano, liderado desde 1960 pelo reverendo Martin Luther King Jr. e pelo ativista Malcolm X, dentre outros, mudaram a face da sociedade americana.

Desde as questões puras de racismo e de preconceito contra negros em todos os ambientes sociais, até propor uma Marcha pelos Direitos Civis em 1963, com a participação de 200 mil pessoas, os americanos passaram a ouvir os discursos inflamados e motivadores de Martins Luther King

Essa voz chegaria a levá-lo ao Prêmio Nobel da Paz em 1964 inclusive. Mesmo após o seu assassinato em 1968, não mais se calou esse clamor pelas massas de Luther King.

Já a luta do ativista Malcolm X pregava a luta armada dos negros excluídos e o casamento apenas entre os da mesma etnia, negros com negros e brancos com brancos. Havia uma raiz muçulmana na pregação de Malcolm X. Perseguido, igualmente, pela sua tenacidade e coragem de falar em público, foi assassinado em 1965.

Como no caso de Luther King, a voz de Malcolm X não se calou com as balas dos assassinos, antes inspirando, até hoje, todas as novas gerações que lutam pelos direitos civis nos EUA.
Perguntas interessantes