* Caracterize os partidos políticos durante a Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
Resposta: Os Partidos Políticos
Explicação:
Após a revolução, surgem, no Terceiro Estado, os primeiros partidos com opiniões diversificadas.
Girondinos
Representavam a alta burguesia. Queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Eram conservadores. Na Assembleia francesa, sentavam no lado direito do parlamento, por esse motivo ficaram conhecidos como partido dedireita.
Jacobinos
Representavam a baixa burguesia. Defendiam uma maior participação popular no governo. Eram revolucionários. Como formavam um grupo oposto aos Girondinos, sentavam do outro lado do parlamento, por isso, ficaram conhecidos como partido de esquerda.
Planície ou Pântano (la plaine)
Em relação aos anteriores eram neutros. Em alguns momentos apoiavam os Girondinos noutros os Jacobinos. Porém, geralmente eram conservadores. Sentavam no centro do parlamento, com isso, ficaram conhecidos por partido de centro.
Republicanos (cordeliers)
Eram radicais. Defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres. Com o tempo foram incorporados aos Jacobinos. Eram a extrema esquerda.
Monarquistas (Feuillants)
Defendiam a Monarquia Constitucional. Em suas fileiras estavam nobres, clérigos e burgueses (alta burguesia). Foram extintos após a morte de Luís XVI. Na Fase do Terror, muitos foram executados, outros fugiram do país.
Explicação:
Girondinos
Os girondinos era o grupo que defendiam e preservava seus interesses, ele tinha como objetivo privilégios aristocráticos e, também queria excluir aqueles que tentavam entrar e participar da política, defendiam o voto censitário. Também reapresentavam a alta burguesia e aceitavam acordo.
Jacobinos
Os jacobinos eram conhecidos por representar a maior parte dos povos, eles eram considerados o lado esquerdo da política, isso porque eles não aceitavam acordo nenhum, eram revolucionários, revoltados com tudo aquilo que estava acontecendo no momento.
Republicanos
Esses também eram considerados da esquerda, extrema esquerda mesmo, não aceitavam acordo de jeito nenhum, apenas via um lado e fugia do outro, eles defendiam a sociedade que era mais pobre, ( terceiro estado) que sustentava o Clero e a Nobreza, que não trabalhavam e esbanjavam riqueza, eles se aliaram aos jacobinos.
Monarquistas
Esse partido defendia a , monarquia constitucional, estavam excluídos Clero, Nobreza e os Burgueses todos os mencionados eram considerados ricos (burguesia alta).