Caracterize o neocolonialismo — De acordo com as imagens, quais países europeus estavam envolvidos com a corrida imperialista na África e na Ásia? Além de países europeus, qual outro país buscava novos territórios? — Quais objetivos nortearam a política imperialista europeia? Quais pontos os países europeus usavam como justificativa para a prática do imperialismo? — De que maneira o imperialismo afro-asiático contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial? — Além do Imperialismo, liste outros pontos que motivaram o começo da Primeira Guerra Mundial
Soluções para a tarefa
Resposta: - processo de dominação política e econômica, pelas potências capitalistas ou ex-coloniais ocidentais, no final do século XIX e ao longo do século XX, de regiões ou nações da África e da Ásia.
- China, Alemanha, Inglaterra, Russia, França. O Japão também buscava novos territórios.
- Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução iniciou-se de maneira pioneira na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e foi responsável por inúmeras mudanças. Consolidou o modo de produção industrial como predominante em detrimento da produção manufatureira.
Junto com a Revolução Industrial surgiram novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc. A concorrência econômica gerou nas nações industrializadas uma intensa necessidade de obter fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores para adquirir as mercadorias produzidas.
Assim, a ocupação de novos territórios era vista como a solução para garantir o desenvolvimento de suas próprias economias.
-O imperialismo foi um dos motivos da Primeira Guerra Mundial. Por conta da forte disputa por territórios, matéria prima e mercado consumidor na África e Ásia, a disputa entre os países foi se tornando cada vez mais acirrada e forte, sendo um dos principais motivos!
- Partilha da África.
Disputas prévias não resolvidas;
Um complexo sistema de alianças;
Governos não-unificados;
Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas;
Corrida armamentista;
Planejamento militar rígido