Caracterize o intestino grosso,qual a sua função e a importância das bactérias nesse órgão.
Soluções para a tarefa
As funções do intestino grosso são as seguintes: absorção de água e de certos eletrólitos; síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais (e.g. a vitamina K;[2] armazenagem temporária dos resíduos; eliminação de resíduos do corpo (defecação).[3]
Função do Intestino Grosso
Além da função absorvente, outras atividades se processam no intestino grosso, às vezes sem sua participação direta. Embora rica em muco, a secreção alcalina do intestino grosso não apresenta teor de enzimas importantes para a digestão. Acontece, porém, que algumas enzimas do intestino delgado ainda mantêm sua atividade depois de lançadas no intestino grosso, juntamente com o material alimentar. Além disso, enquanto se processa a absorção de água, entram em ação as bactérias de putrefação, que atacam sobretudo a celulose contida nos alimentos vegetais. Sem essas bactérias, que habitam o interior do intestino grosso, não seria possível a digestão da celulose, pois o organismo humano não produz enzimas capazes de digeri-Ia.
Estrutura
A parede do intestino grosso, como a do intestino delgado, é formada por numerosas camadas. São elas, de dentro para fora: a mucosa, a submucosa, a túnica muscular dupla e uma membrana serosa de revestimento externo (serosa peritoneal). A mucosa do intestino grosso não apresenta internamente as vilosidades que caracterizam o intestino delgado.
Mesmo assim, não se trata de uma superfície lisa, devido ao grande número de depressões microscópicas (glândulas ou criptas de Lieberkühn), semelhantes às do intestino delgado, porém, mais profundas. Ao longo dessas depressões da mucosa do intestino grosso, encontram-se numerosas células, em forma aproximada de cálices, que secretam muco lubrificante, a fim de facilitar a passagem do bolo fecal. A submucosa, rica em vasos sanguíneos e linfáticos, é toda percorrida por terminações nervosas.