História, perguntado por Pamilykailany000, 1 ano atrás

caracterize o governo do xogunato e aponte duas características

Soluções para a tarefa

Respondido por AmalhaaAlves
33
Xogunato dos Tokugawa (1603-1867) 

Com a morte de Hideyoshi, Ieyasu, do clã Tokugawa, ganhou a batalha de Sekigahara em 1600 e conseguiu a supremacia nacional. Em 1603 fundou o bakufu de Edo (Tokyo), mais conhecido como xogunato dos Tokugawa, que durou até 1867. Uma das principais decisões do governo de Edo foi, em 1639, fechar o Japão à penetração estrangeira. A partir dessa data, somente foi permitida a entrada de navios chineses e holandeses previamente autorizados. Em conseqüência disso, a sociedade japonesa permeneceu isolada por mais de dois séculos. 


Pré-história 
Período Antigo 
Período Nara 
Período Heian 
Período Kamakura 
Xogunato Muromachi 
"Guerra" e unificação 
Xogunato de Tokugawa 
Período Meiji 
Guerras Mundiais 
Pós-guerra 

As características principais desse xogunato foram a auto-suficiência econômica, que significou o inicio de uma estabilidade interna. A natalidade foi controlada e o disseminação do budismo zen entre os samurais.Por meio disso foi estabelecida uma disciplina feudal, em que os daimios tinham grande quantidade de "fiéis guerreiros", que os serviam em troca de dinheiro ou de outro tipo de mercadoria, mas nunca de terras. 

Nas artes, floresceu a literatura em língua vulgar (século de Osaka, 1650-1750) e foi criado o kabuki, ao lado do teatro tradicional nô, um teatro vivo, meio cantado, meio falado. Em 1853, a chegada de uma frota americana sob o comando de Matthew C. Perry a Uraga-ko foi o detonador que introduziu o Japão na era moderna. 
Período Meiji (1868-1912) 

Em 1868, os samurais de Satsuma, Choshu, Tosa e Saga suprimiram o xogunato dos Tokugawa com o grito de "Sonno joi" (Reverenciai o imperador! Fora os bárbaros!). O imperador Mutsuhito, que havia subido ao trono em 1868, foi encarregado de pôr em prática a modernização da sociedade japonesa, que, entretanto, não perdeu seus valores tradicionais. As transformações socioeconômicas mais importantes foram a abolição do feudalismo, a igualdade de todos os japoneses e a introdução e desenvolvimento da grande indústria e do moderno sistema bancário. 

Esse novo reinado, conhecido como Era Meiji, paralavra que significa "governo ilustrado", estendeu-se até 1912 e foi marcado pela criação de ferrovias, portos, minas e de fábricas. Do mesmo modo, organizou-se o ensino de acordo com os modelos europeus, que nesse período foi universalizado e voltado para a qualificação de mão-de-obra. Foram impulsionados os sistemas de comunicação e transporte segundo a tecnologia ocidental e modernizou-se o sistema financeiro. 

No ano de 1889 uma nova constituição consagrou a monarquia hereditária, estabelecendo o imperador como chefe "sagrado e inviolável" do Estado e estabeleceu também a Dieta (Parlamento). Nesse período, o xintoísmo foi declarado religião oficial. Criaram-se um exército e uma marinha potentes e modernos. As guerras vitoriosas de 1894-1895, contra a China, e de 1904-1905, contra a Rússia, elevaram o Japão à categoria de potência mundial. 
Participação do Japão nas Guerras Mundiais 

O imperador Mutsuhito (Meiji) morreu em 1912 e sucedeu-lhe seu filho Taisho ("A grande integridade", 1912-1926). O Japão entrou na primeira guerra mundial ao lado dos aliados, de acordo com o tratado firmado com o Reino Unido, mas limitou sua participação à ocupação das ilhas alemãs no Pacífico e da península de Shandong. Entre 1918 e 1929, o governo japonês pôs em prática uma política de moderação, traduzida em redução do poder militar e da burocracia, em maior liberdade para a atividade sindical e contenção da expansão na China. No entanto, a grande depressão econômica de 1929 provocou uma virada radical nessa orientação. Os setores militaristas aproveitaram o descontentamento social criado pelo desemprego para argumentar que as leis contra a imigração nos Estados Unidos e na Europa haviam condenado à fome os japoneses, e que só pela força poderiam encontrar os territórios necessários para seu excedente demográfico: a população havia crescido de trinta milhões de habitantes, no período Meiji, para 65 milhões em 1930. 
Perguntas interessantes