Caracterize as cidades de Atenas e Esparta de acordo com os tópicos abaixo:a) política b) econômia c) sociedade d) cultura
Soluções para a tarefa
*Politica
Atenas- Atenas só tinha direito ao voto homens atenienses, maiores de idade e livres. Ou seja, mulheres, crianças, estrangeiros ou escravos ficavam excluídos da política. Nas decisões políticas, todos os homens (que poderiam votar) participavam ativamente dos debates
Democracia de Atenas- A democracia formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres e crianças
Politica Esparta
*Reis: a cidade de Esparta era governada por dois reis que possuíam funções militares e religiosas. Tinham vários privilégios.
*Assembleia: constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apela (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas como, por exemplo, aprovação ou rejeição de leis.
*Gerúsia: formada por vinte e oito gerontes (cidadãos com mais de 60 anos) e os dois reis. Elaboram as leis da cidade que eram votadas pela Assembleia.
*Éforos: formado por cinco cidadãos, tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo.
#Economia
Atenas- Como a terra não era farta ( 80% era solo montanhoso) os gregos desenvolveram uma rica economia mercantil e marítima, com a prática do comércio a longa distância. O grande comércio era feito através do porto de Pireu, a 5Km de Atenas, por onde exportavam vinhos, azeite, armas e produtos do seu artesanato ( que estava muito desenvolvido) e importavam bens alimentares (trigo) metais e objectos de luxo. O poderio económico da cidade apoiava-se, ainda, numa grande e bem armada frota naval e numa forte moeda, o dracma .
Esparta- As terras mais férteis e localizadas na região central eram de propriedade estatal. Porém, eram distribuídas pelos governantes aos chefes guerreiros (descendentes dos dórios), para que estes pudessem desenvolver a agricultura.
- O governo era mantido, principalmente, com os impostos pagos pelos periecos (habitantes da periferia).
- A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos.
- Havia grande quantidade de servos (hilotas), que trabalhavam nas propriedades rurais dos esparciatas (ricos cidadãos espartanos).
#Sociedade
Atenas- A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra. Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses
Esparta- A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.
#Cultura
Atenas- Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates. Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga. Sua posição estratégica e sua centralização política levaram ao prestígio e reconhecimento na região. Atenas saiu fragilizada da Guerra do Peloponeso mas ainda assim suas formas de governo, organização social, expressão artística e cultural espalharam-se pelo mundo ocidental.
Esparta-Esparta carrega características militares muito profundas. Os espartanos eram levados de suas casas aos sete anos de idade para um tipo de escola-internato, gerido pelo Estado. Nesse local, cada criança era designada para um tutor mais velho que iniciaria as atividades de desenvolvimento físico e disciplina.