Caracterize a sociedade colonial espanhola, identificando quem eram e o percentual (%) que correspondiam os: chapetones criollos mestiços indígenas e africanos escravizados
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade colonial da América Espanhola era caracterizada por uma grande concentração dos poderes políticos nas mãos de uma pequena classe de homens - especialmente os Chapetones, mas também os Criollos -, concentração fundiária, hierarquização social e divisão baseada em critérios de "raça".
Havia naquela sociedade uma maioria de escravos e a inexistência de organismos políticos que fossem totalmente livres da autoridade espanhola, estando a população nativa (fosse de ascendência europeia ou não) sob o jugo, muitas vezes autoritário, da Espanha.
A grande maioria da população das colônias era composta pelos índios. A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra , principalmente nas Antilhas.
Quem realmente mandava e explorava a população nativa eram os espanhóis, brancos, que eram a minoria mas, eram os dominadores.
Assim podemos dividir a sociedade entre brancos ( dominadores ) e não-brancos ( dominados ).
Espero ter ajudado
Explicação: