Caracterize a religiosidade bizantina.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Bem, para entender melhor a religiosidade dos bizantinos, temos que voltar um pouco. Teve um movimento chamado Movimento Iconoclasta. Os iconoclastas eram pessoas que não aceitavam a venda de ícones religiosos, porque achavam que era sinal de idolatria. E também, os imperadores não gostavam do poder econômico que os monges que produziam esse ícones ganhavam. Então, com essas e outras discordâncias, aconteceu o Cisma do Oriente. Onde a Igreja foi dividida na Igreja Católica Apostólica Romana e na Igreja Católica Ortodoxa Grega. No império bizantino eles eram ortodoxos, enquanto no ocidente católicos. Os imperadores bizantinos eram chefes militares, políticos e religiosos. Fazendo assim, com que discussões religiosas gerassem problemas políticos e vice-versa. O imperador era uma alta autoridade religiosa, já que ele era considerado um representante de Deus. O imperador cuidava das questões políticas da Igreja, enquanto o patriarca cuidava das questões religiosas.
Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida pode falar.
O império bizantino tinha como representante máximo da igreja e do exército o imperador, que mantinha o poder centralizado e era a reprodução de Deus na terra. O povo bizantino tinha a necessidade de respeitar as várias nacionalidades, pois tinham várias culturas. Então escolheram a religião como alternativa para isso. Por sua maioria, o império bizantino era Cristão, porém essa religião tinha várias formas de interpretação.
Sua principal Igreja era a Católica Ortodoxa Grega, onde existiam três conceitos: o Monofisismo, que acreditava que Cristo seria um ser divino e que nunca veio à terra; o Arianismo, que afirmava que Cristo foi apenas humano; e o Movimento Iconoclasta, que não aceitava imagens de santos, o qual posteriormente ocasionou uma guerra, na qual membros saíram destruindo todas as imagens que encontravam.