caracterize a nova tecnologia que poderá contribuir para a substituicao do petróleo e conter os efeitos do aquecimento global
Soluções para a tarefa
Olá!
Uma nova tecnologia que poderia substituir o uso de combustíveis fosseis, teria que ser uma fonte intermitente, ou seja, que sempre produza, que possa ser estocada, que seja barata e acessível, que seja sustentável e que não cause danos ao meio ambiente.
Uma fonte de energia desse tipo é muito difícil de se obter. A energia solar é cara, pelos equipamentos que são necessários, é impossível estoca-la, não é acessível para todos, principalmente em países que possuem poucas horas de sol por dia, a energia eólica possui os mesmo problemas.
Resposta:
Nos últimos cinco anos, uma nova tecnologia, chamada de OPV - ou painéis fotovoltaicos orgânicos - tem começado a aparecer no mercado de energia alternativa. A OPV oferece painéis finos como um papel de cartolina e bastante flexíveis, que podem ser aproveitados em diversos ambientes completamente diferentes: no teto de casas, janelas de prédios, mochilas e carros.
O OPV é desenvolvido com material não tóxico - plástico PET e tintas orgânicas - e é capaz de gerar energia suficiente para sustentar o dia a dia de uma família tradicional, com quatro pessoas, com apenas uma única placa de 12 metros disponibilizada em um ambiente bem iluminado com sol.
Explicação:
O grande segredo da OPV é a capacidade do seu revestimento de tinta orgânica reagir com a radiação solar que entra em contato com a placa, formando a corrente elétrica que será disponibilizada para o usuário.
A tendência é que, como qualquer outra tecnologia, o valor diminua com o avanço dos anos, possibilitando que muitas pessoas optem por essa alternativa em seus ambientes profissionais e residências.
O mercado das placas de OPV ainda é muito recente e, por isso, ele não representa nem 1% das opções de energia solar no mundo. No Brasil a tecnologia ainda é muito desconhecida e, por isso, empresas como a Auster Energy (https://www.austerenergy.com.br/) estão trabalhando para divulgá-la, juntamente com as placas tradicionais, e facilitar sua aplicação em diferentes realidades no país (cidades, represas, empresas e áreas rurais).