História, perguntado por LiviaF4, 1 ano atrás

Caracterize a expansão marítima Portuguesa e Espanhola

Respondam PFV!!

Soluções para a tarefa

Respondido por evyylarissa
13

A Expansão Marítima Portuguesa:


No século XV, o capitalismo europeu em formação procurava encontrar e conquistar novas áreas comerciais que pudessem favorecer a acumulação de capitais. Para a burguesia européia, já não era suficiente apenas o comércio intra-europeu e euro-asiático realizado através de antigas rotas do Mediterrâneo e do Báltico. Para seguir novas rotas comerciais e atingir novos mercados, os Estados e a burguesia, unidos, prepararam cuidadosamente a expansão marítimo-comercial do século XV, da qual resultou a ocupação econômica das terras conquistadas.
Portugal foi o país pioneiro nas grandes navegações, devido as suas condições geográficas e políticas que favoreciam o desenvolvimento do mercantilismo econômico¹.Além disso, as navegações portuguesas também foram viabilizadas, devido ao desenvolvimento tecnológico da época.
As expedições de exploração da costa africana avançavam aos poucos em direção ao sul. Os portugueses obtinham escravos, ouro, marfim e outras mercadorias em grande quantidade.
Nessa época, discutia-se a antiga tese da esfericidade da Terra. Assim, ela poderia ser cruzada navegando-se em direção ao Ocidente. Os lusitanos, engajados na expedição africana, continuavam satisfeitos com os novos sucessos africanos, pois durante o reinado de D. João II o esforço expansionista
Em 1492, o genovês Cristóvão Colombo, partidário da tese da esfericidade da Terra, estava a serviço de Castela. Conseguiu financiamento para uma expedição e alcançou, em 12 de outubro, uma região que acreditava ser a Ásia. Em sua viagem de regresso à Espanha, escalou em Portugal e relatou a D. João II sua descoberta. Os portugueses reclamaram a posse dessas terras, alegando os privilégios concedidos pelo papado.
A concorrência espanhola forçou Portugal a acelerar as navegações. Foi organizada, em 1498, uma expedição para alcançar a Índia, com todos os cuidados técnicos e diplomáticos, sob o comando de Vasco da Gama. Após contornar o continente africano, a esquadra de Vasco da Gama aportou em Calicute, na Índia, em maio de 1498. Estava atingido o grande objetivo português. Apesar da perda de navios, a expedição rendeu 5.000% de lucro. Isto significava que as possibilidades de comércio asiático, contornando-se a África, eram imensamente superiores à rota do Mediterrâneo. Este fato provocou o deslocamento do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico.

Expansão marítima espanhola

Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha dominaram os mares e conquistaram novos territórios. A expansão marítima destas duas nações geraram riquezas e mudaram o cenário político e econômico da Europa.

 

Grandes navegações espanholas - Descobrimento da América


Com o objetivo principal de chegar as Índias por uma rota marítima diferente da usada por genoveses e venezianos, os espanhóis, liderados pelo navegador Cristóvão Colombo, chegaram ao continente americano em 1492.

 

Principais descobrimentos e conquistas marítimas da navegação espanhola:


- Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas.

 

- Em maio de 1499, a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso de Ojeda  alcança a foz do rio Orinoco e chega a Ilha de Margueritta (atual Venezuela).

 

- No ano de 1500, Vicente Iañes Pinzón  chega a região do rio Amazonas (Brasil) que é chamado por ele de “Mar Doce”.

 

- Em 1500, o conquistador espanhol  Diogo Velasquez  conquista a ilha de Cuba.

 

- Em 1512 o conquistador espanhol Juan Ponce de León conquista a região da Flórida (região sul dos Estados Unidos).

 

- Em 1513, o navegador espanhol Vasco Nunez de Balboa fez o périplo de 30 dias que culminou na descoberta do “Mar do Sul”, que foi chamado de Oceano Pacífico.

 

- Em 1516, o navegador espanhol Juan Diaz de Solís atinge o rio da Prata.

 

- Em 1519 começa a primeira viagem de circum-navegação (viagem de volta ao mundo), comandada pelo navegador português (a serviço da Espanha) Fernão de Magalhães. A viagem terminou somente em 18 de setembro de 1522, sob o comando de Juan Sebastián Elcano, pois Magalhães tinha sido morto após um ataque de indígenas no ano anterior. 




LiviaF4: Obrigada❤
Perguntas interessantes