História, perguntado por vickpf8, 1 ano atrás

Caracterize a Era Mauá

Soluções para a tarefa

Respondido por kaylane158
11
Era Mauá é determinada pelas ações doBarão de Mauá, político e industrial brasileiro, no intuito de acelerar o cenário industrial do País. No começo do século XIX, o panorama socioeconômico nacional apresentava-se da seguinte forma: concentração de interesses no campo, trabalho escravo e uma aristocracia que investia somente em terras e na própria segurança. Todos estes fatores atravancavam o crescimento do Brasil no que se refere àindustrialização e ao capitalismo. A preocupação com o comércio e a indústria era mínima, assim como a continuidade do escravismo, que dificultava o desenvolvimento da economia.

Isso começa a mudar no ano de 1844, quando a produção interna do País é favorecida com a Tarifa Alves Branco, pois as alíquotas, que são percentuais de incidência de imposto no valor tributado, aumentaram no que se refere aos importados. Ou seja, o mercado de produção interna tornava-se mais competitivo com os produtos que vinham do exterior. Outro fator que ajudou na mudança dos rumos da economia brasileira foi o fim do tráfico de escravos(1850). Assim, uma grande quantidade de capital incidiu sobre o setor industrial e comercial.



Ainda naquele ano foi criado o Código Comercial, que era uma ferramenta de regulação em transações comerciais e para companhias capitalistas que surgiam. Desta forma, essa combinação de fatores favoreceu a economia brasileira e, entre os anos de 1850 e 1889, diversas pequenas fábricas de muitos setores começaram a surgir. Entre as áreas econômicas que se desenvolveram, destacam-se as que produziam couro, sabão, papel e bens de consumo.

Neste momento surge a figura do Visconde de Mauá, como era conhecido Irineu Evangelista de Souza. Entre suas ações para o impulso da economia, estão: criação de estaleiros e fundições, companhias de linhas telegráficas, ferrovias, iluminação a gás, transporte urbano, entre outros negócios. O Barão tinha, até mesmo, bancos no Brasil e no exterior. Porém, o crescimento industrial brasileiro incomodava a elite rural escravista e os países concorrentes.

Assim, começa um processo que levaria o Barão à falência. O mercado interno ainda não estava completamente estabilizado, pois os escravos não tinham participação nas trocas monetárias e as relações de mercado não se desenvolviam de forma plena. A constante oposição dos senhores rurais freavam o crescimento econômico, além de Mauá possuir diversos inimigos no Brasil e no exterior. Devido a isso, as transformações na economia tornaram-se ações isoladas de alguns empresários. O País continuava dominado pela elite rural arcaica, o que gerou o fim da Era Mauá.

Fontes:
http://pt.scribd.com/doc/37574087/Era-Maua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irineu_Evangelista_de_Sousa
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

Arquivado em: História do Brasil, Idade Contemporânea

Promoted Links 

Recomendado para você

Garota viraliza ao contar segredo simples para emagrecerBBrandsTV

Amenize As Varizes Com Este Barato RemédioVaricoFix Gel

Mulher em Fortaleza seca 42 kg em 3 meses e ajuda outras mulheres a atingirem seu peso ideal. Veja como!Código Para Emagrecer

Você ganha pouco, mas pode ser rico. Você sabia?Trovo Academy

Professor revela como falar inglês em 90 dias e destrói cursinhosAcelerador do Inglês

Já pensou em Montar um Negócio de Doces FIT com baixo investimento e que não para de crescer aqui no Brasil?Vida Fit Mais Doce

Heroína

Anfetaminas

Cocaína - danos ao organismo, efeitos, produção - Drogas

Crack - efeitos, produção, dependência - Drogas

União Soviética - História da URSS

Método de educação piagetiano - Pedagogia

  

by Taboola 


Respondido por CarlosVinicios000
2

Resposta:

Explicação:

A Era Mauá é determinada pelas ações do Barão de Mauá, político e industrial brasileiro, no intuito de acelerar o cenário industrial do País. ... A preocupação com o comércio e a indústria era mínima, assim como a continuidade do escravismo, que dificultava o desenvolvimento da economia.

Perguntas interessantes