História, perguntado por danielcamargo4, 1 ano atrás

Caracterize a economia na america espanhola

Soluções para a tarefa

Respondido por marcia7226
24
Assim como os portugas, os espanhóis também quiseram investir num sistema colonia/metrópole. Entretanto, os espanhóis adotaram algumas medidas diferentes das dos portugueses, e isso que vamos ver agora.

Primeiro, temos que lembrar o motivo da vinda dos espanhóis (e portugueses também) para a América, que era o ouro. Na Europa, um ideal político econômico chamado Mercantilismo estava bem difudido difundido, e ele incluía a acumulação exarcebada desses metais.

Os espanhóis então, usando a mão de obra indígena, dividiram as suas funções: Uma parcela cuidava da parte de acumulação de ouro e prata, chamada mita, enquanto que outra parcela era usada na requisição de mais escravos indígenas, chamada encomienda.

Um caso curioso da encomienda é que, os índios escravos que iam à maioria das vezes escravizar outros índios para que os espanhóis os usassem a mercê. Vendo essa ação, os espanhóis então passaram a colocar uma administração política...

BÔNUS! A administração econômica e  política na América espanhola

A administração era bem parecida com a administração empregada pelos portugueses, mas com algumas diferenças: A primeira seria que um sistema de capitania geral. Essa não tinha importância econômica, e sim, militar. No caso, ela intervinha se uma colônia resolvesse se rebelar ou então protegia de ameaças “extra-coloniais”, como a invasão de outros países.

A segunda era quanto O sistema de porto único, que era simplesmente o controle sobre qualquer mercadoria que entrava e saia da colônia, fazendo com o que o pacto colonial se tornasse menos falho.

Mas na América espanhola também tinha aqueles que tomavam conta da colônia em si. Era o pessoal dos cabildos, um tipo de câmara municipal, em que só a elite podia participar. Mas quem era a elite?

A sociedade colonial espanhola estava dividida, em ordem hierárquica, assim:

Chapetones, que eram os espanhóis vindos da Espanha
Clero, que todo mundo sabe que é, mas quem não sabe, é a igreja
Crioulo, a mistura de colonizador e colonizado (espanhol + nativo)
Índio, a principal mão de obra
Escravos negros africanos, embora pareça redundância mas não é

Os que participavam dos Cabildos eram os Chapetones, e apenas eles.
Perguntas interessantes