Caracterize a condição do Brasil na atual configuração de placas tectônicas.
Explique a inexistência de vulcões na cordilheira do Himalaia.
Soluções para a tarefa
A condição atual do Brasil na configuração em relação às placas tectônicas, é que o país está localizado em uma área no interior da placa Sul-americana, região que apresenta relativa estabilidade em relação a ocorrência de terremotos e vulcanismos.
A (quase) inexistência de vulcões na Cordilheira do Himalaia está relacionada com os tipos de placas tectônicas que estão envolvidas na colisão de movimentos presentes na região.
As duas placas que se chocam na Cordilheira do Himalaia são de origem continental e formam elevadas montanhas. A formação de vulcões normalmente ocorre quando uma das placas envolvidas na movimentação tectônica é de origem oceânica.
O vulcão Kunlun, no Tibete é um dos raros vulcões presentes na região, resultado da colisão de uma placa oceânica com uma placa continental presentes no sul da região.
Por que um vulcão se forma?
Um vulcão geralmente se forma nas bordas das placas tectônicas, onde geralmente ocorre um encontro entre uma placa oceânica e uma placa continental.
As placas de origem oceânicas são menos densas e afundam no manto, e à medida que chegam nessa região, aumentam a pressão interna e a produção de rocha derretida (lava), que ascende para a superfície através de fissuras na crosta.
Em alguns lugares do planeta há a presença de vulcões no interior dos continentes devido à fragmentação da crosta, o que faz com que a lava ascenda para a superfície. É o que ocorre em algumas áreas na porção oeste do continente africano.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as placas tectônicas e a formação dos vulcões em: https://brainly.com.br/tarefa/5074068
#SPJ1