Caracterize a agropecuária comercial moderna
Soluções para a tarefa
para elevar a produtividade. Neste caso, a tecnologia é usada na agricultura e na pecuária.
agricultura - é composta por máquinas de última geração, implementos, ferramentas tecnológicas (como GPS, drones e sistemas de irrigação automáticos), softwares (aplicativos) e hardwares (equipamentos) que são capazes de contribuir para a produção de alimentos em larga escala.
Na prática, a agricultura comercial moderna é praticada pelos grandes fazendeiros (empresários do agronegócio), que cultivam as principais commodities agrícolas para a exportação. As principais commodities agrícolas exportadas pelos grandes fazendeiros são: café, trigo, soja, milho e suco de laranja.
pecuária - é composta por máquinas de última geração, softwares (aplicativos) e hardwares (equipamentos) que contribuem para a produção de leite e carne em larga escala.
Dentre as tecnologias mais usadas na pecuária, podemos citar:
chip de identificação - que contém informações específicas sobre o animal.
extratores de leite mecanizados - que fazem a extração do leite bovino em pouco tempo.
cochos eletrônicos - que geram dados sobre o consumo da quantidade de ração para os animais (corte e de leite).
Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. Não é utilizada uma orientação técnica especializada para o manejo da área e da cultura. As relações sociais de produção são predominantemente familiares.
Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
Agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.