Sociologia, perguntado por biamorito, 8 meses atrás

Caracterizando a relação entre a sociedade e o Estado brasileiro, o Estado Novo (1937-1945) estimulava a percepção do presidente da república como um: senhor aristocrático, que usa o poder público para favorecer as elites rurais e industriais do país. Ou há outras características, nessa relação entre sociedade e governo? Justifique. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
1

o exercício é sobre o estado novo

Estado novo foi implantado por Getúlio Vargas e durou  de 10 de novembro de 1937,a  31 de janeiro de 1946..

Na verdade ele foi a terceira e última fase do governo Vargas.

Por outro lado o Estado novo foi marcado pelas conquistas dos trabalhadores como a CLT e os sindicatos atrelados ao governo. Sendo que estas ações beneficiaram e muito a burguesia da época.

Não se pode dizer que a figura de Getúlio fosse de um senhor aristocrático, que usava o poder público para favorecer as elites rurais e industriais do país.Ele fazia isso sem parecer aristocrático. Getúlio gostava de se parecer com o populacho, de ser tido como alguém que defende os fracos.

Foi no estado novo o auge do populismo de Getúlio, também da criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e do  Departamento Administrativo do Serviço Público que reorganizou o funcionamento do estado brasileiro acabando com muitas práticas de nepotismo.

O estado novo era caracterizado pela centralização do poder, autoritarismo e anticomunismo.

Saiba mais sobre o Estado Novo:

https://brainly.com.br/tarefa/6442358

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes