“Caracterizado por quadros de agitação, impulsividade e dificuldade de concentração, o transtorno do déficit de atenção (TDAH), nos últimos dez anos, ganhou maior atenção de médicos, psicólogos e pedagogos porque se passou a creditar a esse distúrbio boa parte dos casos de mau desempenho escolar [...]. Pais acusam escolas de rotular suas crianças de hiperativas indiscriminadamente, antes mesmo de obter um diagnóstico médico, por falta de paciência dos professores para lidar com crianças irrequietas.” (Revista Veja, outubro 2004).
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Os professores muitas vezes despreparados para educar para a diversidade, avaliam seus alunos de forma a excluir alunos indisciplinados e que são contra as regras de disciplina. Os alunos indevidamente tidos como culpados por seu comportamento errôneo, ficam sujeitos a uma medicação errada, fazendo com que os mesmo fiquem mais passivos ou calmos para que o profissional da educação dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho docente.
Respondido por
4
Observa-se uma ênfase na medicalização da educação, ao se classificarem como patologia aspectos da singularidade do indivíduo.
Perguntas interessantes
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás