História, perguntado por its1camila, 1 ano atrás

Caracteriza a vida nas cidades medievais dos séculos XII e XIII

Soluções para a tarefa

Respondido por veigatecwb
4

Resposta:

Bom dia,

Its1camila

A resposta da questão solicitada é:

História Medieval – Feudalismo.

Nas famílias camponesas, além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos, viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada, as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais, os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.

Nas cidades, aglomeravam-se e conviviam todos os tipos de pessoas e profissões: ricos, comerciantes, taberneiros, artesãos, padeiros, relojoeiros, joalheiros, mendigos, pregadores, vendedores ambulantes, menestréis, etc. E na periferia das cidades, bastante discriminados pela maioria da população, viviam outros grupos: judeus, muçulmanos, hereges, leprosos, homossexuais e prostitutas, que estiveram entre os quais perseguidos e reprimidos pela Inquisição, a partir do século XII.  

As moradias dos nobres até o século XII, seus castelos se resumiam a uma torre, onde habitava a família do senhor, e eram feitos de madeira, sendo por isso mesmo muito vulnerável a incêndios e a ataques de invasores, a partir dos anos 1200, tornaram-se comuns as construções em pedra e tijolos e os castelos ganham novas dependências, como celeiros, estábulos, muralhas, fossos e torres de vigia, para sua defesa. A mobília também se sofisticou e os nobres passaram a usar tapeçaria e pratarias vindas do Oriente.  

“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier

Perguntas interessantes