Biologia, perguntado por Biaxto, 11 meses atrás

Características dos protozoas,cnidarios e platelmintes

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellyscosta
1
Bom dia!

Agrupamento de acordo com o desenvolvimento embrionário:

CNIDÁRIOS
Nesse filo estão os corais, as águas-vivas, as anêmonas, as caravelas e as hidras, animais aquáticos, quase todos marinhos, e diblásticos. Apresentam simetria radial como adaptação à vida sedentária ou com pouca movimentação. Podem ser animais:
1.polipoide ou pólipo -  cilíndrica, fixa ou com pouca mobilidade, com uma das extremidades apoiada em um substrato qualquer e a outra livre; a abertura bucal está rodeada de tentáculos;
2.medusoide ou medusa -  arredondada e com vida livre; a boca localiza-se na face inferior e na periferia do corpo existem tentáculos.
A parede do corpo é formada pela epiderme e pela gastroderme. Entre elas há uma camada gelatinosa, a mesogléia. Na epiderme há células sensoriais e células mioepiteliais, responsáveis pela proteção e pelo movimento do corpo. Há também células urticantes, com uma pequena cápsula, que injeta por um estilete uma substância tóxica na pele de quem toca a sua superfície. Essa toxina paralisa e mata os animais que servem de alimento aos cnidários. Os cnidócitos causam queimaduras nas pessoas que entram em contato com a água-viva e com a caravela.
Apresentam digestão intracelular e extracelular. A digestão depende de enzimas produzidas por células glandulares da gastroderme. Não possuem sistema respiratório, circulatório e excretor. O sistema nervoso é difuso, composto de uma rede de células nervosas.A reprodução é sexuada ou assexuada, podendo alternar-se.
O filo dos cnidários divide-se em três classes:
1.Hydrozoa – há espécies na forma pólipo, medusa e que apresentam alternância de gerações. Ex.: hidra, Obelia e Physalia ou caravela portuguesa;
2.Scyphozoa – sempre marinhos, com a forma medusa mais desenvolvida que a dos hidrozoários; na reprodução também ocorre o ciclo com alternância de gerações; Ex.: água- viva;3.Anthozoa - representados essencialmente pela forma pólipo; são marinhos e podem ter vida isolada, como a anêmona, ou formar colônias, como os corais, que secretam um esqueleto calcário, responsável pela formação dos recifes de corais.

PLATELMINTOS
Nesse filo estão as planárias, as solitárias e os esquistossomos, animais de corpo achatado, triblásticos e acelomados, com simetria bilateral, apresentando uma região anterior com órgãos sensoriais. O tubo digestório é incompleto; algumas espécies parasitas não têm tubo digestório. Não há sistema respiratório nem circulatório. O sistema de excreção é formado pelas células-flamas, flageladas.
No sistema nervoso há gânglios nervosos e dois cordões nervosos. Alguns animais possuem ocelos, que acusam a presença de luz, e quimiorreceptores, que indicam a presença de substâncias químicas no ambiente.
Em relação à reprodução, a planária pode realizar reprodução assexuada, partindo o corpo em dois pedaços, ou sexuada. Ela e a tênia são hermafroditas ou monóicas, e o esquistossomo é dióico.
Esses animais estão divididos em três classes:
1.Turbellaria – a maioria das espécies é aquática, de vida livre; o termo turbelário vem do turbilhão provocado na água pelos cílios que cobrem a pele desses animais; o principal exemplo é a planária;
2.Trematoda – seu corpo é revestido por uma cutícula com ventosas de fixação; possuem tubo digestório com boca; exemplos: Schistosoma mansoni e Fasciola hepática, ambos parasitas.
3.Cestodea -  os principais exemplos dessa classe são as solitárias ou tênias; seu corpo é formado por uma repetição de segmentos ou anéis. Na região anterior há estruturas de fixação e, na Taenia solium, também uma coroa de ganchos. Não possuem tubo digestório. Esses parasitas causam a teníase. O hospedeiro definitivo é o ser humano.

De acordo com essa classificação ainda existem os poríferos e os nematelmintos.

Bons estudos!
Perguntas interessantes